O homem duplicado (SARAMAGO, 2002) se apresenta em termos formais como um
exemplo de texto literário que dialoga com a arte cinematográfica. A investigação rumo a
descoberta da verdadeira identidade do duplo e ao seu encontro desdobra-se em pesquisa
elaborada pelo protagonista com problema e hipótese referente ao possível controle exercido
pelo cinema de “série bê” em seus espectadores. Os atravessamentos entre os aspectos
estruturais do cinema e a crítica do romancista português direcionada a forma fílmica que visa
menos a qualidade artística que o alcance do mercado serão analisados neste artigo a partir do
que é apresentado nos estudos do comparativista Robert Stam.Em Times New Roman tamanho
11 e com espaçamento simples, escreva aqui o resumo da sua comunicação. Os resumos devem
ter entre 5 a 8 linhas. O texto deve estar justificado. Em seguida, insira as palavras-chave (no
mínimo 3, no máximo 5, separadas por ponto e vírgula).
Palavras-chave: José Saramago; Cinema; Literatura; O homem duplicado.