Anais
RESUMO DE ARTIGO - XVIII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
ESCRITAS ESQUECIDAS E VIDAS EXCLUÍDAS: REPRESENTAÇÕES DE VIDAS À MARGEM NOS ROMANCES SANGUE DE AMOR CORRESPONDIDO E CAI A NOITE TROPICAL DE MANUEL PUIG
ANTONIO GERSON BEZERRA DE MEDEIROS (UFRJ)
Passados mais de trinta anos da morte do escritor argentino Manuel Puig (1932-1990), sua obra permanece instigante e relevante no cenário da literatura latino-americana. Dentre os seus oito romances, a escolha de Sangue de amor correspondido (1982) se justifica por permitir a análise das relações de um escritor argentino com a realidade brasileira e pelo registro das vozes periféricas. É por meio de um relato, das lembranças de um pedreiro, que o romance é engendrado, revelando o papel da memória como o local, tal como na escrita ficcional, onde se mesclam realidade e fantasia. Esta comunicação abordará ainda o romance Cai a noite tropical (1988), cuja narrativa é quase toda construída por meio dos diálogos de duas senhoras argentinas, Nídia e Luci, sobre a vida e os amores de uma vizinha. Propõe-se a leitura da obra pelo viés da representação da vida cotidiana, que aparece no modo como essas duas idosas experienciam a vida no Rio, no final dos anos 1980. O reconhecimento da estranheza do mundo é realçado pelas dificuldades que elas sentem com o nosso idioma e por apresentarem uma percepção da cidade, em que a imagem do cartão postal convive com a violência, a desigualdade e a crise inflacionária. É a partir da análise dos "instantes banais' e da rotina das duas idosas que Puig constrói um tocante relato sobre solidão, memória e invisibilidade do corpo idoso. Em ambos os romances, seja na figura do pedreiro Josemar em Sangue ou nas duas senhoras de Cai a noite, Puig põe em evidência personagens relegados à margem, contribuindo, conforme afirma Jacques Rancière em As margens da ficção (2021), para o aparecimento de uma democracia ficcional, na qual personagens das classes populares ganham uma nova representação na literatura, reconhecendo-os como sujeitos capazes de experimentar e vivenciar os sentimentos profundos e complexos.
Palavras-chave: Esquecidos; Excluídos ; Literatura e exclusão; Manuel Puig.
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