Anais
RESUMO DE ARTIGO - XVIII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Entre a literatura de Kenneth Grahame e os álbuns musicais de Pink Floyd: a teoria da adaptação de Linda Hutcheon
Marilei Golfe Milan (Universidade de Passo Fundo)
Este estudo objetiva a interface entre Literatura e Música. Baseado na obra “O vento nos Salgueiros”, do autor inglês Kenneth Grahame, a banda de rock Pink Floyd produziu o álbum “The Piper At The Gates Of Down” e o reflexo desse, principalmente na composição da banda, produziu outros dois álbuns “The Dark Side Of The Moon” e “Wish You Were Here”. Para isso a Teoria da Adaptação de Linda Hutcheon (2013) oferece o amparo teórico. “O vento nos salgueiros” é um dos cativantes clássicos infantis, uma parábola elegante e charmosa da literatura inglesa, sobre a luta de classes, amizade, cooperação e lealdade. A adaptação pressupõe a existência de um texto prévio, mas esses textos não competem entre si, entre eles há uma relação, cada qual obedece sua linguagem, seu formato, seus distintos recursos. A adaptação se constrói de forma nem inferior nem superior ao original, mas se abre em possibilidades de outros textos e contextos, nesse estudo, de literatura para música. O pensamento de Linda Hutcheon (2013) expressa que adaptar e fidelidade não tem sentido sinônimo. Além disso a autora diz que a fidelidade não deve ser parâmetro de julgamento ou da análise das adaptações do abras, refuta, ainda, a ideia de mera reprodução do texto original, embora defenda que adaptar significa, com ajustes, alterações e possibilidades de diversas produções. Os resultados elucidam que a adaptação da obra para a escrita de letras de músicas suscitam a interface de transformação da linguagem literária, proporcionado e consolidando reflexões, assim alcançando diversos públicos, entre esses, os leitores, os ouvintes de músicas de rock e os fãs da banda Pink Floyd.
Palavras-chave: Palavras chave: Literatura; Música; Adaptação.
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