Anais
RESUMO DE ARTIGO - XVIII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
ELES TÊM EM SI TODOS OS SONHOS DO MUNDO EM UMA LEITURA LITERÁRIA: PROFESSORES E ESTUDANTES
Emanuele Bitencourt Neves Camani (UFSC)
Problematizar o racismo é uma pauta emergente no ambiente escolar. Atividades leitoras foram mobilizadas sobre os efeitos desse estigma na educação literária. Foi levado para a sala de aula a experiência de fruição na leitura do texto literário — Um Sonho no Caroço de Abacate, de Moacyr Scliar. Essa obra literária faz parte do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) Literário. Tal obra contemplou o projeto pedagógico Antirracismo no componente curricular de Português. O preconceito, o racismo e a discriminação foram abordados. A iniciativa foi realizada com as turmas de 8º ano, em uma escola municipal, através de: leitura compartilhada, escrita e rodas de conversa que contemplaram as práticas linguajeiras da oralidade, de leitura, de produção escrita e de análise linguística e semiótica. As práticas leitoras atravessam nosso cotidiano, são essenciais para construirmos conhecimento, e também de interagirmos. Promover a formação de leitores requer uma ação docente que provoque a crescente ampliação da familiaridade dos/das estudantes com leitura de textos de diversos gêneros. Os estudantes foram estimulados a escreverem suas ideias sobre a narrativa. Adicionalmente, houve uma roda de conversa on-line com uma psicóloga, através dos recursos audiovisuais. Também teve palestra presencial com repórter televisivo. Essas atividades mobilizaram a comunicação escrita e oral dos estudantes por meio de textos autorais, rodas de conversa e outras atividades envolvendo-os ativamente no processo de ensino-aprendizagem. Essas práticas proporcionaram um panorama com algumas interrelações sobre o racismo e as repercussões na vida social dos estudantes. As aulas relacionaram oralidade e práticas de leitura em sala de aula, promoveram a reflexão acerca do tema bem como estimularam a leitura crítica de mundo e as práticas linguajeiras dos estudantes para a formação de leitores mais críticos dentro do contexto que foi proposto.
Palavras-chave: literatura; práticas linguajeiras; projeto de leitura; racismo.
VOLTAR