Anais
RESUMO DE ARTIGO - XV ENCONTRO ABRALIC
ESTÁTUAS DA CATEDRAL DE SANTIAGO DE COMPOSTELA EM CENA: A RECONSTITUIÇÃO DE UM DRAMA LITÚRGICO NA ATUALIDADE
MARIA DO AMPARO TAVARES MALEVAL
No século XII o genial artista plástico Mestre Mateo edificou, dentre outros monumentos pétreos, o extraordinário Pórtico da Glória da Catedral de Santiago de Compostela. Já Rosalia de Castro, insigne poetisa que no século XIX (re)conduziu o galego ao status perdido de língua literária, chamava a atenção, em versos magistrais, para a vida que emanava das figuras representadas nesse Pórtico. Em nossos dias, em inícios deste século XXI, um grupo de especialistas em arte românica, teatro, liturgia, música, vestimentas, etc., seguindo interpretação do Pórtico da Glória feita no século anterior por um dos mais competentes e apaixonados estudiosos da obra do Mestre Mateo, Serafín Moralejo, desenvolveu a idéia de que na verdade as figuras dos Profetas representadas no monumento fixam em pedra um drama litúrgico natalino documentado em textos medievais pertenças do mosteiro de São Marcial de Limoges (século XI-XII), da catedral de Laon (século XIII) e da catedral de Rouen (século XIV). Trata-se do Ordo Prophetarum, que, a partir de um sermão (pseudo)agostiniano, Contra Iudaeos, coloca em cena os profetas, bíblicos e pagãos, que prefiguraram a vinda do Messias, constituindo uma crítica aos judeus que não aceitaram Jesus Cristo como filho de Deus e Salvador do gênero humano. Peça litúrgica composta de texto e música, era representada nas matinas do Natal. E graças ao empenho de Manuel Castiñeiras, Francisco Luengo, Mercedes Pintos, dentre outros, temos novamente revivida, comemorando o ano jacobeu de 2004, essa preciosa “opereta” medieval. Sobre tal jóia é que pretendemos desenvolver as nossas reflexões, destacando a sua importância fulcral para os que nos dedicamos ao estudo das origens do teatro no Ocidente.
Palavras-chave: X, X, X
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