Anais
RESUMO DE ARTIGO - XV ENCONTRO ABRALIC
LEITURAS DA POESIA DE DANTE MILANO EM JORNAIS
VANESSA MORO KUKUL
Poesias, obra editada pela primeira vez em 1948, posiciona Dante Milano (1899-1991) no conjunto dos grandes poetas brasileiros. A despeito de seu valor estético, Poesias obteve pouca atenção da crítica especializada desde a sua publicação. O poeta, por seu turno, é quase desconhecido do grande público. Autodidata, Milano começou a trabalhar, por volta de 1913, em jornais do Rio de Janeiro como revisor de textos e nesses espaços tomou contato com a literatura; em entrevista, destacou o papel dos jornais e das páginas dedicadas à poesia na sua formação como poeta. Antes do aparecimento de Poesias, o poeta carioca publicou, de modo escasso, seus poemas e colaborou com outros textos em jornais e suplementos do Rio de Janeiro, como “Autores e livros” e “Letras e Artes”, ambos veiculados no jornal A Manhã, e no “Boletim de Ariel, mensário crítico-bibliográfico Letras, Artes, Ciências”. A leitura dos jornais cariocas demonstra que a obra milaniana foi esperada e comemorada ao menos por alguns de seus pares. Dante Milano, ademais, foi um homem de imprensa e vários de seus textos críticos foram publicados na década de 1940. Foi nos periódicos, por sua vez, que se veiculou a primeira recepção de Poesias, também pouco conhecida e pouco estudada, à exceção do artigo “Mar enxuto” (1949), de Sérgio Buarque de Holanda. Trata-se de um conjunto de textos curtos, publicado grosso modo entre as décadas de 1940 e 1950, em jornais e em revistas e, não raramente, em forma de resenha; intervenções nas quais são claras as marcas de uma crítica “não-especializada”. Neste estudo, interessa-me compreender como o exame de tal crítica permite/tem permitido pensar/repensar o lugar de Dante Milano no sistema literário brasileiro. Composta por nomes como Sérgio Buarque de Holanda, Paulo Mendes Campos, Augusto Frederico Schmidt, Tasso da Silveira, Sérgio Milliet, Mário da Silva Brito, entre outros, a compreensão dessa recepção possibilita que se dê aquele passo adiante, mencionado por Roberto Schwarz, no seu ensaio “Nacional por subtração”, em relação “à constituição de um campo de problemas reais, particulares, com inserção e duração históricas próprias, que recolha as forças em presença e solicite o passo adiante.” O estudo da primeira crítica, portanto, viabiliza, por um lado, a constituição de um conjunto de problemas tomados como ponto de partida e, por outro, a avaliação do lugar de Dante Milano no sistema literário; indicando, enfim, concordâncias e discordâncias, continuidades e rupturas no modo de receber a obra milaniana.
Palavras-chave: DANTE MILANO, PERIÓDICOS, RECEPÇÃO CRÍTICA, POESIAS
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