Hilda Hilst é considerada uma das mais importantes representantes da literatura brasileira contemporânea. Dona de uma dicção singular, que por muitas vezes a fez ser classificada como uma escritora hermética e acabou fazendo-a ficar na obscuridade, Hilst transitou bem pelos diferentes gêneros a que se propôs: poesia, ficção, crônica e teatro. Ao longo de sua empreitada literária erigiu um vasto retrato da sociedade brasileira contemporânea e sua subjetividade. Neste trabalho, nosso olhar se volta para a produção cronística da autora, organizado na coletânea Cascos e Carícias, buscando revelar de que maneira ela usa o espaço do jornal e constrói sua escrita por meio da conjugação, nem sempre tranquila, entre realidade e ficção, revelando uma densidade estilística que faz confluir toda a hibridez de sua produção anterior a um discurso que se instaura leve frente a uma problemática que traz em seu bojo o anseio pelo reconhecimento, em textos que congregam seu vigor irônico e fogem de clichês. Ao contrário do que apontam os estudos literários ao classificarem o gênero crônica por seu descompromisso, leveza e inocência, tal trabalho perscruta a produção hilstiana para além das fronteiras da despretensão e atinge o patamar ao observar que o trabalho cronístico de Hilda Hilst não se constrói na tentativa incisiva de uma referencialidade ao real, pois não deseja traduzi-lo, mas sim elaborar uma tentativa de construir uma realidade possível, já que ao buscar no jornal a matéria para sua escritura, a cronista reconstrói literariamente os fatos e os lapida para que permaneça além da temporalidade que o consagra. Certamente, isso Hilda Hilst faz com primazia, uma vez que, mesmo para a imprensa, a qualidade estética de seus textos e seu estilo debochado e irônico veem sempre congregadas a uma dicção que trouxe à tona o melhor de sua multifacetada obra, dando a ressonância sempre desejada, mas nem sempre alcançada, para sua obra. Seu processo de escritura contempla traços metanarrativos que fogem do jogo lúdico a que se propõem alguns autores cronistas e instauram reflexões relevantes seja sobre a condição humana, sobre a condição da cultura, a condição do escritor brasileiro, ou até mesmo para investigar o abismo existente entre seus textos e os leitores, fazendo de suas crônicas meio de reflexão acerca da função do escritor em um mundo dominado pela mídia e pela cultura de massa. Além disso, o espaço da crônica no jornal é ‘subvertido’ pela autora e torna-se uma vitrine representativa de toda a sua obra, mostrando que diferente do que costumeiramente ouvimos, a crônica não se delineia como um gênero menor, mas sim revela-se de uma grandeza que perdura e transcende as fronteiras limítrofes de sua escritura.