o trabalho apresenta resultados e reflexões a partir de práticas de leitura em sala de aula, na biblioteca da escola e em outros espaços. As aulas de Língua Portuguesa tiveram como foco a leitura de A hora da estrela, de Clarice Lispector e, por meio dessas leituras, muitas discussões foram suscitadas, assim como um trabalho final, chamado portfólio de leitura. O projeto teve duração de aproximadamente dois meses e ocorreu com alunos do primeiro ano do ensino médio do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) campus Piúma. Questiona-se por que é tão desafiador estimular a aproximação entre alunos e livros e quais são as possíveis influências de uma obra literária. Para tanto, fazem-se necessárias as discussões em torno do contexto escolar, das práticas de leitura dos alunos, do ensino de literatura e de leitura. Por sua vez, a metodologia de pesquisa utilizada esteve voltada ao coletivo, favorecendo a discussão e a produção cooperativa. O próprio material produzido ao longo das atividades, o portfólio de leitura, favorece a prática desarticuladora disciplinar, o que adequa a atividade à realidade de cada turma.
Palavras-chave: LEITURA, A HORA DA ESTRELA, CLARICE LISPECTOR, PORTFÓLIO DE LEITURA