A história da literatura não pode ser pensada sem levarmos em conta o papel determinante do leitor para o delineamento do sistema literário. Tange à obviedade essa afirmação, no entanto convém retomar essa ideia quando se trata da temática do ensino de literatura na escola, uma vez que a figura do leitor ? o aluno ? é tradicionalmente posta em uma posição de coadjuvante ao se pensar os conteúdos e as atividades trabalhadas em sala de aula. Transformações das mais diversas ordens ocorreram na vida social brasileira nas últimas décadas sem que o ensino de literatura tenha conseguido elaborá-las mediante a revisão de programas e métodos. A maioria das escolas de ensino médio organiza o trabalho da disciplina de literatura ? nas quais ainda existe tal disciplina ? de forma diacrônica, prevendo, por exemplo, o estudo da literatura da Idade Média no primeiro ano e o dos contemporâneos no terceiro ano. Há, portanto, um descompasso entre as inúmeras modificações do cenário socioeconômico nacional e a perenidade do ensino de literatura tal como era tanto em seu conteúdo quanto em seus métodos. Por exemplo, como as aulas de literatura têm assimilado os efeitos da revolução digital no comportamento de seus estudantes? Convém salientar que essa questão é complexa, pois, em se tratando de ensino de literatura, há que se considerar a importância de questões centrais para o debate, como a contínua falta de condições materiais da grande parte das escolas brasileiras, a inexistência de bibliotecas com acervos adequados em muitos munícipios país afora, a desvalorização da carreira docente. Enfim, não é plano o terreno do ensino de literatura no Brasil. Em Fim do livro, fim dos leitores? (2001), Regina Zilberman lembra que o leitor, a partir do século XVIII, interferiu não apenas na constituição do literário, mas também na forma do seu ensino. O estudante do ensino médio na atualidade é leitor, e talvez autor, de hipertextos, habituado a lidar com o arranjo não-linear e a simultaneidade da textualidade eletrônica. Por isso, esse trabalho tem como objetivo compreender o papel dos meios digitais no ensino de literatura na atualidade tanto no trabalho da leitura quanto no da escrita literária, tendo em vista que as noções de leitura e de autoria precisam ser revistas pelos estudantes e pelos professores de literatura no século XXI. Para tanto, serão analisados dois blogs de alunos do ensino médio do Instituto Federal Sul-rio-grandense, campus Camaquã, à luz de alguns estudos teóricos que tratam do processo de letramento literário.