Jamilly Starling Santos de Jesus (UFBA), Mônica de Menezes Santos (UFBA)
Fruto da pesquisa de doutorado em andamento, intitulada "Expecto Patronum: notas sobre docência, literatura e a pequena saúde”, o trabalho ao qual corresponde o presente resumo é alicerçado na pergunta “pode o compartilhar de textos literários ser promotor da pequena saúde deleuziana?” Aqui, a partir de experiências de leitura em salas de aula com crianças de duas turmas do terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal da cidade de Salvador, costuradas pelo livro “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, de JK Rowling, refletimos sobre a alegria cultural que reside em dividir com os estudantes nossas paixões literárias, os escritores que admiramos, as produções que nos afetaram a tal ponto que não podemos deixar de compartilhá-las com aqueles cuja educação escolar está sob nossa responsabilidade e como esse compartilhamento pode ser promotor da pequena saúde na escola. Para essas reflexões, além de recorrermos ao conceito de Deleuze de “pequena saúde”, também caminharemos pelas obras de Spinoza e o seu conceito de alegria, de Georges Snyders que, afinando-se ao conceito spinozano de alegria, elabora o conceito de alegria cultural escolar, assim como também dialogaremos com Jorge Larrosa pelos seus estudos que tratam da construção de amizades a partir do compartilhar de leituras.
Palavras-chave: Pequena saúde; Alegria cultural escolar; Mediação de leitura