Anais
RESUMO DE ARTIGO - XV ENCONTRO ABRALIC
EDUARDO GALEANO, AMÉRICA LATINA E AS (SUB)VERSÕES DA COLONIALIDADE
ROBERTA MARIA DA SILVA MUNIZ, ALFREDO CORDIVIOLA
Transcorridos quinhentos de conquista, as figurações da América não cessam de provocar espanto e fascínio no imaginário cultural. O fato de ser conformada como um lócus, que há muito tempo foi visto sob o prisma de um relato oficial, faz com que a realidade americana continue suscitando interesse. Testemunha ocular das dissidências impostas pelos projetos coloniais na América, sobretudo na América Latina, Eduardo Galeano não apenas reflete essa realidade em suas narrativas, mas tenta recriar uma versão alternativa aos relatos até então disseminados, uma vez que, com o início do colonialismo no continente americano se iniciou também a constituição da “colonialidade do poder” (QUIJANO, 1992) e, por conseguinte, do imaginário. O que forja a necessidade de construir uma outra história, uma história que revele o que ficou oculto, não para inverter os termos do debate, mas, como sugere Walter Mignolo (2007, p. 74), para engendrar um diálogo “más allá de las lógicas y prácticas de dominación y explotación del sistema-mundo”. Desse modo, a preocupação em afirmar uma identidade americana se configura na produção de Galeano mais que uma busca, um projeto. Um dos fatores que favorecem o endossamento dessa problemática consiste na consciência de que, na perspectiva do escritor, para a América Latina “o descobrimento” ainda não aconteceu. Para revelar a identidade obliterada do continente, Galeano muitas vezes desafina o senso comum desestabilizando os conceitos de história e ficção e, através de uma consciência crítica que congrega em seu bojo a ideia de cultura como dimensão social e política, se dispõe a deslegitimar o legado advindo das fontes oficiais, atribuindo à América uma ressignificação histórica. Através desse agenciamento, o autor redimensiona o relato da cultura dominada que, nessas circunstâncias, passa a atuar como uma resposta à colonização no “próprio nível da fabulação”, como diria Silviano Santiago (1982, p. 23). Portanto, o objetivo deste trabalho é analisar as figurações da América nas narrativas de Eduardo Galeano e demonstrar as implicações engendradas em decorrência disso. Para tanto, as contribuições teóricas advindas dos Estudos Culturais e Pós-coloniais servirão de suporte. Pelo caráter transdisciplinar do escopo que, inevitavelmente, transita por inúmeros âmbitos; pelas relações com obras pretéritas; pela complexidade da problemática suscitada, bem como pela importância e repercussão das narrativas de Galeano no cenário mundial; se espera que o presente trabalho contribua para a reflexão acerca da literatura enquanto via de compreensão para a situação latino-americana na contemporaneidade.
Palavras-chave: EDUARDO GALEANO, AMÉRICA LATINA, COLONIALIDADE, IDENTIDADE
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