Os questionamentos acerca das teorias que envolvem os estudos literários têm sido discutidos desde a antiguidade. Os paradigmas epistemológicos que envolvem esses estudos centram-se, já há muito tempo, em uma cultura hermenêutica, privilegiando o sentido da visão em detrimento de outros. Entretanto, formas literárias antigas - como as tragédias gregas, os poemas épicos, a poesia lírica grega e a poesia trovadoresca - bem como formas literárias mais recentes - como a música, o vídeo, a telenovela, o cinema, o poema eletrônico, dentre outras - têm trazido à baila reflexões a respeito do espaço da literatura no mundo contemporâneo e suas relações com as demais formas artísticas. Estudar a literatura sob a forma de texto escrito, sem levar em conta os demais sentidos envolvidos no processo literário, parece não conseguir mais abarcar o processo de hibridização presente no fazer artístico atual. É dentro dessa perspectiva que essa comunicação tem como objetivo traçar um caminho teórico que contemple os estudos literários para além do texto escrito refletindo sobre os Estudos de Intermidialidade. Sob esse prisma, será analisado o formato de texto contemporâneo da telenovela, buscando relacioná-lo com as discussões propostas acerca da literatura como uma arte intermidiática, trazendo a tona a questão da performance e da sensorialidade envoltas no fazer literário. Dentro dessa perspectiva, esse texto buscará compreender em que medida a dimensão da performance corporal, vocal e as tecnologias de gravação e reprodução de textos audiovisuais influem sobre o Stimmung, refletindo sobre a maneira como se dá a produção de sentidos e de como somos afetados, quando assistimos a uma telenovela. Finalizando, partiremos de trechos da novela Roque Santeiro, de Dias Gomes, para pensarmos nas modulações da técnica no que se refere à ordem dos afetos e da construção de sentido.