Anais
RESUMO DE ARTIGO - XV ENCONTRO ABRALIC
MADAME DE STAËL E O TERROR: UMA OBJEÇÃO À PERFECTIBILIDADE?
LUIZA DUARTE CAETANO
Na que talvez seja a mais conhecida de suas obras, "De la littérature considérée dans ses rapports avec les institutions sociales" [Da literatura considerada em suas relações com as instituições sociais] (1800), Madame de Staël se propõe a aplicar à literatura o sistema de relações de Montesquieu, a fim de conhecer as influências mútuas existentes entre ela e as instituições sociais. Contudo, embora o livro tenha sido interpretado pela crítica como uma tentativa de fundar uma nova poética (como já explicita a autora no prefácio de sua segunda edição), seu objetivo, na realidade, está mais para filosófico que propriamente estético. Entendendo a literatura como aliança entre filosofia e imaginação, Staël procura retraçar o caminho seguido pelo “espírito humano”, dos Antigos aos Modernos, para “provar que a razão e a filosofia sempre adquiriram novas forças através das inúmeras angústias da espécie humana ” (STAËL, 1991, p. 54), isto é, demonstrar a continuidade da perfectibilidade — conceito emprestado da filosofia das Luzes — mesmo nos tempos mais obscuros da História. “Só há um fato para o homem esclarecido desde o começo do mundo: os progressos das luzes e da razão ”. (Idem, p. 177). Ao afirmar o desenvolvimento ininterrupto da filosofia, inscrito em sua visão da perfectibilidade do espírito humano, Madame de Staël desafia a ideia de parada (ou mesmo retrocesso) do pensamento durante a Idade Média ao mesmo tempo em que, ligando literatura e filosofia, viabiliza o aperfeiçoamento infinito daquela, impulsionando-a para além dos modelos clássicos vigentes. Entretanto, ao lado de incontáveis argumentos em favor dessa perpetuidade da “marcha do espírito”, um evento insiste em aparecer em "De la littérature" como sua possível negação: o inconcebível desenlace de uma Revolução, fundada pelos ideais das Luzes, no Terror, “fenômeno monstruoso que nada de regular explica nem produz ” (Idem, p. 299). Diante disso, o objetivo desta comunicação é elucidar a inexplicabilidade do Terror em Staël (como aparece em "De la littérature"), buscando explorar as maneiras segundo as quais a autora tenta contornar esse aparente obstáculo à sua visão de perfectibilidade. Considera-se a hipótese de que sua solução passa não apenas pela defesa da filosofia como, ainda, está ligada a um propósito menos teórico de "De la littérature", a saber, o de “chamar novamente todos os espíritos esclarecidos à fruição das meditações filosóficas ” (Idem, p. 66), devolvendo à razão o lugar que lhe foi tirado no Terror por aqueles que fizeram da perfectibilidade o “pretexto de seus crimes ” (Idem, p. 61). STAËL, Madame de. "De la littérature". Paris: Flammarion, 1991. Traduções minhas.
Palavras-chave: MADAME DE STAËL, PERFECTIBILIDADE, TERROR
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