Anais
RESUMO DE ARTIGO - XV ENCONTRO ABRALIC
SOBRE CRÍTICA IMANENTE: CONTRIBUIÇÕES DE THEODOR ADORNO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS
RAQUEL PATRIOTA DA SILVA
Procedimento transversal aos estudos literários e à Filosofia, a análise ou crítica imanente implica que o conhecimento adequado de um objeto cultural depende de uma aquiescência do sujeito em relação aos limites e as contradições encerrados no próprio objeto. Theodor Adorno acolhe esse procedimento e tematiza-o em diversos momentos de sua obra – de modo mais claro no ensaio "Crítica Cultural e Sociedade" [Kulturkritik und Gesellschaft] –, tendo em vista um tipo de atividade intelectual que não reduza o objeto estudado a princípios externamente projetados sobre ele, mas que seja capaz de nele resgatar um teor de verdade social e histórico. A noção de crítica imanente em Adorno, contudo, é ainda mais complexa do que isso, pois não se trata apenas de um método de apreciação judicativa de obras literárias ou fenômenos culturais, nem muito menos uma investigação rigorosa e objetiva de textos literários. Seria mais adequado tratá-la enquanto uma crítica da experiência, ou seja, como a autorreflexão subjetiva mediada por artefatos culturais, do que como análise de objetos enquanto aquilo que permanece fora do horizonte da experiência. Não há objeto puro, previamente existente e a ser depurado do sujeito em relação a qual ele se constitui. Para Adorno, uma vez que a obra literária não é simplesmente um objeto dado, mas um complexo de contradições históricas formalmente sedimentadas, é precisamente a subjetividade autorreflexiva que permite o descerramento desses conteúdos. Nesse sentido, a análise de Adorno quer evitar tanto a chamada crítica impressionista, praticada de maneira corriqueira e generalizada em sua época, quanto os juízos supostamente “apenas analíticos”. Para Adorno, a pretensão à neutralidade judicativa, implicada numa tal postura, apenas produziria enunciados estéreis sobre arte, vinculados à “racionalidade instrumental”; da mesma forma, a pura impressão subjetiva não consistiria numa experiência real sobre a posição do homem em sociedade, limitando a objetividade da obra ao subjetivismo do gosto burguês. Nossa comunicação pretende discutir o sentido de crítica imanente na obra de Adorno e suas possíveis contribuições para a crítica literária, em três momentos: primeiramente, consideraremos sua análise sobre o declínio da crítica literária na Alemanha no contexto do pós-guerra, que acompanha a crise da experiência artística – tema presente sobretudo no texto Zur Krisis der Literaturkritik [Sobre a Crise da Crítica Literária]; num segundo momento, procuraremos explorar a relação que sua noção de crítica imanente mantém com uma “crítica transcendente”, mostrando como a “imanência” adorniana é necessariamente dinâmica; por fim, considerando algumas referências teóricas dos estudos literários, procuraremos desenvolver mais especificamente quais podem ser as contribuições dessa “imanência dinâmica” adorniana, em contraposição à forma mais corrente com que se concebe a “análise imanente” das obras literárias.
Palavras-chave: CRÍTICA, ESTÉTICA, DIALÉTICA
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