O presente trabalho pretende analisar as contribuições e a relação do discurso do escritor/docente Jorge Luís Borges, em seu Curso de Literatura Inglesa, constituído por aulas ministradas na Universidade de Buenos Aires a partir do ano de 1956, em que referenciava a biografia e bibliografia de cada um dos autores ingleses que seriam estudados durante as vinte e cinco aulas, além de especificar como ocorreu a escolha dos textos ingleses que comporiam o curso, comparando-os com textos argentinos. É analisado o ato da leitura como instância fundadora da criação literária dos autores ensinados durante o curso, a proposta foi delimitada, tendo por aporte teórico Roland Barthes e Ángel Rama. Essa pesquisa, portanto, busca abordar a relevância dos estudos literários nas universidades latino-americanas e sua importância na formação literária dos estudantes, já que o livro citado é referência em cursos de Literatura Inglesa de alguns países, como Brasil, Chile, Argentina e Uruguai. A hipótese que se levanta é a possibilidade de discutir esse lugar descentrado da produção intelectual na América Latina, a apreensão no ensino de literatura das obras e o reconhecimento dos escritores, como bem citava o autor, que mais do que qualificar discentes, prezava por suas habilidades e competências leitoras e literárias. Serão utilizados, portanto os conceitos de Transculturação, Literatura e Classe Social para Rama (2001), que trata da possibilidade de o objeto da escrita passar a outro plano, pois, para ele, em um determinado momento o desejo se integra ao objeto, em um processo de ruptura, separação. A escrita como um ato de transculturação e a importância do fator classe social como algo independente do sujeito e de suas necessidades naturais de leitura. Em Barthes (2005) será utilizado o conceito de Parábase, em uma análise do papel de Borges enquanto docente no curso que ministrava, e não apenas como autor famoso que já era, pois para Barthes, a Memória-esperança funcionava como um desejo, que indicava três modos de prazer literários diferenciados, o prazer plenamente satisfeito da leitura, o prazer da leitura atormentado pela falta e o prazer de escrever. Nessa perspectiva serão indicadas algumas das análises e trajetos literários feitos pelos discentes e por Borges durante o curso.
Palavras-chave: PARÁBASE, TRANSCULTURAÇÃO, AMÉRICA LATINA, LITERATURA