Esta comunicação consiste no primeiro passo de uma proposta de pesquisa a respeito da relação entre a prática da crítica literária e as diferentes vertentes da literatura contemporânea brasileira. A partir de meados da década de 90, podemos perceber uma série de fatores que propiciam o surgimento de diferentes dinâmicas em nossa produção contemporânea. É o caso, por exemplo, de uma maior profissionalização do mercado editorial e da própria profissão do escritor. Podemos citar também: o surgimento de um considerável número de editoras independentes; a multiplicação, por todo o país, de eventos, feiras e festas literárias; a influência da internet e de todas as possibilidades abertas pelo meio digital. Percebe-se, de igual forma, que toda essa novíssima produção literária tem sido alvo de diversas tentativas de sistematização. Podemos citar antologias como Geração 90, Geração 00 ou a edição especial da revista Granta: melhores jovens escritores brasileiros. No âmbito acadêmico, além de artigos, projetos de pesquisa, dissertações, teses e revistas dedicados ao tema, podemos destacar a publicação de livros como Contemporâneos: expressões da literatura brasileira no século XXI, de Beatriz Resende (2008), Despropósitos: estudos de ficção brasileira contemporânea, de Tânia Pellegrini (2008), Ficção brasileira contemporânea, de Karl Erik Schollhammer (2009), Literatura brasileira contemporânea: um território contestado, de Regina Dalcastagé (2012), bem como a série de volumes Ficção brasileira no século XXI, organizados por Helena Bonito Pereira (2011-2015). Por outro lado, no âmbito jornalístico, é possível acompanharmos, ao longo dos últimos anos, uma série de reportagens a respeito da literatura contemporânea, sem falar nos inúmeros blogs e sites dedicados a resenhas, entrevistas e reportagens sobre escritores contemporâneos. No entanto, de que modo toda esta discussão realiza-se? Como se dá a articulação entre críticos literários, acadêmicos, ou não, escritores, editores, mercado editorial e universidade? Cabe à crítica, ainda, um fundamental papel de legitimação literária? Quais critérios são utilizados pela nossa crítica ao se debruçar sobre a multiplicidade da literatura recente? Qual o impacto dos meios digitais e da internet nas práticas críticas? Em suma: qual papel cabe à crítica literária, hoje? Como uma discussão inicial, nossa comunicação analisará um conjunto de intervenções críticas publicadas originalmente em jornais e sites literários. Todos os textos escolhidos possuem uma característica em comum, a de buscar estabelecer um panorama geral dos caminhos, ou descaminhos, da literatura brasileira contemporânea, não privilegiando, portanto, análises detalhadas de uma obra literária em especial. Este corpus nos ajudará a entender como e mediante quais valores alguns dos nossos mais destacados críticos problematizam a literatura contemporânea, em especial as obras surgidas a partir de meados da década de 1990. Dentre os textos contemplados, analisaremos “Impasses da literatura contemporânea”, de Alcir Pécora, “Literatura digestiva”, de José Castello, “A literatura exigente”, de Leyla Perrone-Moisés, “Notícia da atual literatura brasileira: instinto de internacionalidade”, de Sergio Rodrigues, entre outros textos. Além dos ensaios citados, também serão consultadas entrevistas destes e de outros críticos.
Palavras-chave: CRÍTICA LITERÁRIA, LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA, FUNÇÃO SOCIAL DA CRÍTICA