Anais
RESUMO DE ARTIGO - XV ENCONTRO ABRALIC
“DWELLING PLACES (AND SPACES) OF THE USELESS-WINGED CORMORANT”: ISSUES OF SPACE, PLACE AND GENDER IN IDENTITY CONSTRUCTION IN JAMAICA KINCAID’S “BLACKNESS” AND OLIVE SENIOR’S “DO ANGELS WEAR BRASSIERES?”
NATHÁLIA ARAÚJO DUARTE DE GOUVÊA
Nos estudos literários pós-coloniais, é possível perpassar muitas questões que abrem espaço para sujeitos fragmentados ou híbridos. A noção de espaço que ultrapassa a compreensão puramente geográfica é crucial para a compreensão de que diferentes espaços geográficos, culturais e sociais formam a base do processo de construção de identidade desses sujeitos. E, apesar do conceito de espaço não estar comumente interligado às questões de gênero, Doreen Massey, em Space, Place and Gender (1994), destaca esses espaços na sociedade onde o “lugar natural” da mulher e o “lugar natural” do homem são delimitados pela cultura na qual estão inseridos. Dessa forma, cada cultura impõe regras de pertencimento para o sujeito nela inserido. A partir dessa leitura, dialogar com obras literárias pós-coloniais formula novas questões relevantes para a contemporaneidade. Nesse artigo, houve a escolha de lidar com a escrita de mulheres latino-americanas dentro da autobiografia ficcional. Com isso em mente, o objetivo desse artigo é analisar e dar voz às questões referentes aos conceitos de espaço, lugar e gênero na construção identitária das personagens principais nos contos “Blackness” (1983) de Jamaica Kincaid, escritora nascida em Antigua e “Do Angels Wear Brassiers?” (1986) de Olive Senior, escritora nascida na Jamaica. Massey afirma também que uma correlação de tempo-espaço ajuda na criação de um entendimento melhor do propósito e da relação que os pedaços de ficção tem com a realidade social da época. Tais obras escritas em língua inglesa ilustram a tessitura dessa complexa teia de imagens e conceitos relacionados às geografias colonial e pós-colonial. Com processos de colonização britânica similares em seus países de origem, ambas Kincaid e Senior constroem personagens subjugadas ao espaço do patriarcado advindo da herança cultural desse processo. Além disso, esse texto enfocará também alguns aspectos teóricos que incluem a discussão de como os conceitos de espaço da diferença – nesse caso, a diferença aborda etnia e gênero – influenciam na construção das identidades das personagens. Ao conhecer a sequência de fatos dos contos e atitudes das personagens, é possível perceber que, embora algumas relações sejam diferentes, o local já socialmente construído da mulher nessas culturas independe de classes por continuarem subjugadas ao patriarcado. Ao falar de todos os aspectos anteriormente citados, percebe-se que há uma preocupação com ilustrar a construção de relações de gênero e o comportamento esperado e, dessa forma, incitar uma desconstrução dessas relações. Essas representações de sujeitos ficcionais femininos de diferentes partes do mundo podem melhorar a visualização da relevância do fator geográfico. Posicionar como foco um corpus literário como o selecionado é realçar a importância do(s) espaço(s) que habitam os corvos-marinhos com asas que não podem usar (Kincaid os chama de “useless-winged cormorant”), ou seja, é proporcionar aos grupos menos privilegiados uma rota de fuga dos elementos que encarceram e são excludentes.
Palavras-chave: GEOGRAFIAS DE ESPAÇO, LITERATURA CONTEMPORÂNEA, PÓS-COLONIALIDADE
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