Anais
RESUMO DE ARTIGO - XV ENCONTRO ABRALIC
AS MINAS DE PRATA E O BALUARTE: O BRASIL COLÔNIA NO SÉCULO XVII
PALLOMA MORAIS ROCHA, ADEÍTALO MANOEL PINHO
O presente trabalho tem como principal objetivo trazer para discussão e análise as representações culturais presentes nos romances históricos As minas de prata (1865) e O baluarte (1940), de José de Alencar (1829-1877) e Altamirando Requião (1893-1989), respectivamente. Ambos buscaram retratar o Brasil colônia na primeira metade do século XVII (mais precisamente os anos de 1609, 1623 e 1624), época marcada pelo espírito aventureiro e por várias ameaças e/ou invasões holandesas, espanholas e da Companhia de Jesus, principalmente. Dentro dessa perspectiva, trazemos as manifestações do povo brasileiro frente uma época que sofria influências e dominações diretas da Europa. José de Alencar é considerado um dos percussores do romance histórico no Brasil, ideia que se baseou em sua busca por um ideal nacionalista, que ganhou mais força com a independência do país (1822) e que buscava conhecer e valorizar manifestações tipicamente nacionais, com o principal intuito de criar os moldes de uma literatura nacional que seria amadurecida continuamente. Seus romances históricos retratam as manifestações de cultura do povo da colônia brasileira. Posteriormente, com a chegada do Modernismo no Brasil o baiano Altamirando Requião também pode tecer suas contribuições para a literatura brasileira. Desta maneira, como leitor e crítico de José de Alencar, afirma que o cearense se equivocou ao trazer determinados personagens históricos com ocupações que não lhe cabiam na época, por exemplo. Portanto, ele propõe estudos frente o romance histórico que trata das lendárias minas de prata de Moribeca, para que se possa dar continuidade a seus estudos, mas com o intuito de ratificar a importância do romantismo alencarino. O faz compondo o também romance histórico intitulado O baluarte, que segundo ele é fiel à história e ao leitor, ideal que muito prezava. Para Edward Said (1999), uma das melhores formas de se entender e interpretar o presente é invocando o passado, já que é impossível isolar um do outro. Dentro desta perspectiva, os estudos culturais se fazem cada vez mais necessários na pós-modernidade já que, segundo o estudioso contemporâneo Stuart Hall (2003), com o advento da globalização a identidade do indivíduo da pós-modernidade entrou em crise, pelo fato das velhas identidades terem declinado, acarretando no surgimento de novas. Tudo isto fragmentou ou descentrou o indivíduo moderno fazendo com que o conhecimento sobre si mesmo e o mundo que o cerca fosse modificado. Para tanto, apresentaremos como principais postulados teóricos Giorgio Agamben, Stuart Hall, Edward Said, Renato Ortiz, dentre outros.
Palavras-chave: REPRESENTAÇÕES CULTURAIS, BRASIL COLÔNIA, SÉCULO XVII
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