Anais
RESUMO DE ARTIGO - XV ENCONTRO ABRALIC
OS ECOS SONOROS E NARRATIVOS EM “THE FALL OF THE HOUSE OF USHER”, DE EDGAR ALLAN POE
MARLUCE FARIA DE MELO E SOUZA, JOÃO CEZAR DE CASTRO ROCHA
O objetivo desta comunicação é produzir um estudo interpretativo do conto “The Fall of the House of Usher”, de Edgar Allan Poe. O escritor norte-americano, em sua obra, explora o universo gótico das mais variadas formas. Neste conto, os elementos mais proeminentes são a angústia e o isolamento, que formam as próprias bases da narrativa, e o espaço, que surge como um autêntico personagem. A relação que se estabelece entre atmosfera, espaço e personagens, contudo, é retorcida e intrincada – bem ao estilo Poe – e se dá através de um intenso jogo de reflexos. A fim de explorá-lo minuciosamente, aproveitaremos duas contribuições teóricas: o valor à dimensão articulativo-sonora, desenvolvida pelo crítico M. H. Abrams, e o conceito de correlato objetivo, apresentado pelo poeta e crítico T. S. Eliot. Edgar Allan Poe promove uma rigorosa seleção de palavras e uma cuidadosa escolha de ritmo, sendo que cada qual carrega um propósito na construção narrativa. Os sons e as marcações têm um significado particular, e, como veremos, os próprios movimentos de articulação se unem ao conteúdo descrito para intensificar as sensações produzidas pelas palavras. Os sons, assim, podem contribuir para a criação de uma atmosfera, e nesse âmbito localizamos o conceito de correlato objetivo. Para T. S. Eliot, sensações intensas e conflitos interiores não podem ser poeticamente realizados em palavras. Para fazerem-se verdadeiramente sentir e existir no universo criativo, precisam de uma plataforma de projeção. O correlato objetivo seria essa plataforma. Os sons, tão meticulosamente elaborados e relacionados ao conteúdo, podem ser, eles mesmos, um correlato objetivo. Porém, não são os únicos. No complexo jogo de projeções construído por Poe, há um acúmulo sufocante de correlatos objetivos: a Casa de Usher e os arredores refletem o estado mental de seu proprietário; os irmãos gêmeos Roderick e Madeline são o espelho invertido um do outro; as pinturas de Usher refletem sua Casa, enquanto o poema “The Haunted Palace” reflete sua mente; Mad Trist, romance fictício lido pelo narrador, reverbera os medos de Usher e os movimentos de Madeline; o estado mental do narrador ecoa o de seu amigo enfermo; por fim, a escolha de palavras, a contextura sonora e a articulação dos fonemas refletem a atmosfera envolvente. Não por acaso, a imagem central é a da epígrafe: “His heart is a hanging lute; /Whenever one touches it, it resounds.” O coração que ressoa ao ser tocado simboliza o próprio conto, que tem a reverberação de todos os seus elementos formadores. Assim, a partir do uso dos correlatos objetivos, cada parte une sua significação particular para produzir, com força potencializada, um todo sombrio, aflitivo e poeticamente ressonante.
Palavras-chave: REFLEXOS, CONSTRUÇÃO SONORA, CORRELATO OBJETIVO
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