Como parte de pesquisa de tese de Doutorado, o presente estudo tem como objetivo apresentar evidências que permitam averiguar se na narrativa de Mário de Sá-Carneiro seria possível existirem pontos tangenciais ao enredo de Lovecraft. Partindo de um consenso comum da crítica acadêmica, pode-se entender que o Medo, o Sobrenatural, o Horror, o Estranho, o Maravilhoso e demais gêneros que têm no fenômeno insólito relevância em suas tramas, encontram-se colados ao conceito de Fantástico, quer seja um gênero, quer seja um modo discursivo. Considerando que a hesitação ou a ambiguidade indicam surpresa ante os fatos da realidade consensual em conflito com a irrupção de uma outra, de teor sobrenatural, percebe-se que o efeito horrífico é comum em histórias do eixo temático do Fantástico. Não obstante, a tradição do romance gótico, quando trata de teor investigativo, surge com a proposta de embate da razão versus o inaudito, marca constante dos textos de Poe e seus sucessores, como Lovecraft e, pela escolha de corpus desta análise, pode-se afirmar de Sá-Carneiro. Assim, a tradição das narrativas detetivescas de Poe é mantida por Sá-Carneiro com o professor Domingos Antena e sua busca espiritual-científica por outras dimensões. A hesitação, traço fundamental para o gênero fantástico, segundo Todorov, se prenuncia, inclusive, no título da obra escolhida para esta análise, indicando também um paralelismo entre o romance policial e o horror. Com uma diegese representando os elementos clássicos da escola de enigmas, um crime, uma investigação e a resolução por método dedutivo, o mistério do enredo parece conter traços pertinentes à estética do horror cósmico, desenvolvida por Lovecraft em seu ensaio O horror sobrenatural em literatura. Essa premissa de paralelismo entre estéticas aparentemente díspares pode se tornar possível dentro do campo narrativo quando se identificam no enredo sá-carneriano elementos que são comuns nos enredos lovecraftianos, como a investigação de um suposto evento sobrenatural, coexistência de entidades de fora do mundo empírico e a iminente fatalidade de toda a humanidade.
Palavras-chave: H.P. LOVECRAFT, MÁRIO DE SÁ-CARNEIRO, HORROR CÓSMICO, POLICIAL