Anais
RESUMO DE ARTIGO - XV ENCONTRO ABRALIC
A OBRA GÓTICA DE POE: ECOS DE UMA MENTE PERTURBADA
SUELI MEIRA LIEBIG
A obra do escritor oitocentista americano Edgar Allan Poe, notadamente os contos góticos, é repleta de situações onde identificamos a desordem mental, a fúria assassina, os sentimentos paradoxais e a hipersensibilidade ou percepção extrassensorial de muitos dos protagonistas, o que frequentemente atinge consequências extremas. O objetivo deste estudo é aproximar eventos, passagens, citações e pontos de vista encontrados em sua obra e relacioná-los aos golpes pessoais que o escritor sofreu durante a sua curta existência, notadamente em contos como “The Fall of the House of Usher” (A queda da asa de Usher,), “The tell-tale heart”( O coração delator,) e “The black cat” (O gato preto) . Nestas obras ele descreve com riqueza de detalhes sintomas de desordens mentais que só viriam a serem diagnosticadas vários anos depois com os estudos feitos por Charcot, Breuer, e Freud. Como antecessor desses psicanalistas, Poe curiosamente parece ter-lhes fornecido a chave para o desenvolvimento das suas investigações sobre estes tipos de neuropatias. Sob esta perspectiva, vamos encontrar suporte teórico nos estudos feitos por Freud (1895) sobre o id (1900-1914), o ego e o superego (1914/1939); Pruette (1920); Lacan (1958) e Marie Bonaparte ([1933]1980). Abordar os trabalhos destes psicanalistas por um prisma literário e contextualizá-los no seu universo espiritual nos permitiu investigar a restritiva veia científica de tal empreitada e ressaltar os vórtices criativos da psicanálise, estreitando os laços que esta ciência mantém com a produção artística ao mesmo tempo em que permitiu a emergência do personagem de ficção, criador de realidades e inerente ao ser psicanalítico.
Palavras-chave: EDGAR ALLANPOE, FREUD, LACAN, GÓTICO LITERÁRIO
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