Proponho neste trabalho desenvolver uma leitura sobre a coletânea de poemas Sentimental, de Eucanaã Ferraz, vencedora do Prêmio Portugal Telecom, em 2012. Para tanto, analisarei as maneiras pelas quais diversas vozes da tradição literária são reinventadas em meio a esta poética contemporânea, caracterizada pela pluralidade de modos de representação. Vale notar que longe de tecer poemas que representem um sujeito movido por mundos ou sentimentos sublimes e grandiosos, Ferraz alinhava sua coletânea por meio de uma voz lírica de cunho cético e prosaico, em estado de desencantamento em meio à sua contemporaneidade. A metalinguagem poética e a metaficcionalidade se fazem presentes em diversos textos de Sentimental. Tecido em versos livres, em meio a um fluxo coloquial de palavras, Vida e obra é um de seus metapoemas, isto é, uma de suas criações literárias que têm como tema o próprio fenômeno poético. Vida e obra promove uma reflexão de cunho prosaico na qual compara a sensação de leveza favorecida pela embriaguez de vinho ao deleite proporcionado pela prática poética. A boemia cantada no poema possibilita a compreensão da “amizade” mencionada na primeira estrofe como uma referência a Charles Baudelaire, poeta que sugere a embriaguez “de vinho, de poesia ou de virtude” como um método eficaz para a neutralização dos efeitos provocados pelo “fardo do tempo”. Para além da intertextualidade, a auto-reflexão presente em Vida e obra pode ser interpretada como uma maneira pela qual o poema propõe uma desautomatização no modo de leitura de seu público. Ao apresentar os limites e as possibilidades dos seus modos de expressão, o eu lírico põe em xeque a própria literatura, seus recursos e seus temas, promovendo, assim, uma aproximação com o leitor. Em Recebei as nossas homenagens, podemos analisar uma das formas pela qual Ferraz trabalha a metaficcionalidade em Sentimental. O poeta tece uma síntese de Hamlet ao contemplar nesse poema as passagens significativas dessa tragédia shakespeariana. Tal como o personagem Hamlet, o “príncipe estragado” do poema encontra-se solitário em meio à Dinamarca, em desacordo com tudo, sobretudo consigo mesmo, observando o teatro vazio e vagando durante a noite enquanto aguarda a presença fantasmagórica de seu pai. A apropriação desse personagem clássico, de alma atormentada, no poema de Ferraz evidencia que determinadas metáforas e criações literárias atravessam o tempo e o espaço, pulsando vigorosamente no presente imaginário da cultura ocidental. Estruturalmente, Ferraz opta pelo desvio das normas tradicionais da poesia. A desconstrução dessas normas pode ser notada pela forma livre de seus versos, pela exploração do enjambement, pelo emprego da pontuação, pela presença de ambiente e personagem bem como pela descrição de suas ações ao longo do poema. Juntos, estes elementos acentuam a feição narrativa do poema que, por sua vez, pode ser compreendida como um recurso estético que reforça a ideia do estado de tensão no qual se encontra seu personagem, bem como um questionamento próprio de uma poesia contemporânea que reverencia a tradição literária por meio de uma forma que rompe com os modelos poéticos canonizados. É possível notar também que uma visão política sobre o cenário metropolitano brasileiro dá cor à obra de Eucanaã Ferraz. Ao se valer de elementos banais do cotidiano paulista para compor Nuvens cobrem a cidade de São Paulo, o escritor articula uma aproximação entre o mundo empírico e o literário a fim de desenvolver uma análise – marcada pela leveza e pelo humor – sobre o ambiente representado. A crítica que atravessa o poema é evidenciada desde o seu primeiro verso, na passagem em que a metrópole é comparada à Messalina, personagem histórica romana, comumente conhecida por ter sido esposa – adúltera e inescrupulosa – do imperador Claudius (40 d.C.). Eucanaã Ferraz desenvolve no poema uma reflexão em torno de fatores socioculturais que levam a sociedade paulistana a promover realidades discrepantes dentro de uma mesma cidade. Para além das dinâmicas descrições de transitoriedade de seus personagens, a ausência de pontuação na maior parte de seus versos sugere uma representação rítmica da velocidade acelerada que marca o cotidiano vivido pelos sujeitos deste ambiente moderno. No entanto, o tom grave do poema é pulverizado pela leveza de sua linguagem, pela maneira como o poeta arquiteta uma sequência de imagens etéreas – tal como a das nuvens, flutuando sobre as coisas – e promove um efeito de movimento e rapidez por meio das palavras postas em liberdade em seus versos. Em Sentimental, deparamo-nos com a literatura conduzida por uma linguagem que se caracteriza pela variedade de formas, tons e ritmos. Ao lermos a obra, reconhecemos que a sua força inovadora se encontra tanto em seu trabalho estético – que se define pela relação de ruptura com modelos poéticos historicamente canonizados – quanto em sua proposta de retorno à realidade empírica. Vale notar que as propostas de leitura desenvolvidas neste trabalho estão ancoradas em teorias de estudiosos como Alfonso Beradinelli, Sebastião Uchoa Leite, Alfredo Bosi, dentre outros.
Palavras-chave: POESIA CONTEMPORÂNEA, TRADIÇÃO LITERÁRIA, LITERATURA BRASILEIRA, EUCANAÃ FERRAZ