Neste artigo, tencionamos analisar o papel do diário de leitura no processo de apreensão do texto literário (registro e compartilhamento) com estudantes do 9°ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública municipal (Banzaê-BA). Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa-ação, cuja efetivação deu-se por meio da aplicação de sequência didática, ancorada centralmente na produção e socialização de diários de leituras discentes. Precipuamente, este trabalho valeu-se de contribuições teóricas de Machado (1998), Buzzo (2010), Cosson (2014b), Fish (1992), Compagnon (1999), Rouxel (2013) e Langlade (2013). Analisamos duas entradas dos alunos, após leitura e releitura instrumentalizada do conto “Ganhar o jogo”, de Rubem Fonseca (2002) em diálogo com produção fílmica. Os resultados evidenciaram um aluno-leitor protagonista que se responsabiliza pela construção dos sentidos dos textos lidos, bem como apontaram, também, junto aos dados formais e de conteúdo do texto literário, a intervenção subjetiva dos leitores vinculada à construção e/ou reforço de identidade (s).
Palavras-chave: Diário de leitura. Texto literário. Leitor protagonista. Subjetividade leitora