Anais
RESUMO DE ARTIGO - XV ENCONTRO ABRALIC
A SOBREVIVÊNCIA DO GÊNERO PICARESCO NA LITERATURA BRASILEIRA - UM ESTUDO DE GALVEZ, IMPERADOR DO ACRE
WAGNER DA CONCEIÇÃO TRINDADE, JOSÉ LUÍS JOBIM
A presente comunicação pretende apresentar uma análise do gênero picaresco e sua sobrevivência na literatura brasileira, por meio da observação de personagens que compõem importantes obras do cânone literário brasileiro. Embora a literatura picaresca, em razão de condições socioeconômicas e histórico-culturais, tenha obtido seu apogeu na Espanha dos séculos XVI e XVII, a modernidade tem oferecido exemplos significativos da sobrevivência do gênero em um contexto literário universal. A literatura brasileira não ficou alheia a esse fenômeno cultural e muitos romances nacionais apresentam os aspectos picarescos basilares desse gênero. Na segunda metade do século XX, o escritor amazonense Marcio Souza consolida a permanência do gênero em terras brasileiras com o romance Galvez, Imperador do Acre. A construção do personagem principal da obra de Márcio Souza será o recorte para o estudo do tema. Levando-se em consideração os aspectos sociais, históricos e familiares que formaram a personalidade de Galvez no romance, analisaremos seu comportamento e suas tomadas de decisão, que manifestarão o viés pícaro que o caracterizará no decorrer de toda a trama narrativa. Em nosso estudo, estabeleceremos uma relação dialógica entre o personagem analisados e os pícaros clássicos, que consolidaram o gênero, no intuito de demonstrar a sobrevivência do gênero picaresco, iniciado na Espanha do século XVI, mas atualizado em outros momentos históricos, como o do Acre do século XX. Dom Luiz Galvez de Ária, como observaremos, representa uma atualização do pícaro na literatura. Márcio Souza, em sua composição, se mostrou muito perspicaz na construção de seu protagonista, pois buscou delinear dois pontos centrais na definição de seu Galvez como um personagem picaresco: por um lado, as marcas tradicionais do pícaro clássico, relacionadas à origem, família e trajetória de vida; por outro, um avanço na consolidação social do pícaro: Galvez almeja e consegue alçar voos bem maiores do que todos os pícaros que o antecederam. Não satisfeito com a conquista da posição social, ou com uma ascensão de classe, ou ainda com a obtenção de riqueza, o projeto de Luiz Galvez foi além do progresso individual. Sua ambição permitiu, ainda que por um breve espaço de tempo, a construção de uma verdadeira nação picaresca, onde o pícaro abandona o espaço periférico e assume uma posição de destaque naquele ambiente. Essa posição, ainda que pouco duradoura, se mostra inovadora, na medida em que o pícaro nunca havia assumido um protagonismo social, até a proclamação republicana do Acre, no romance de Márcio Souza.
Palavras-chave: PÍCARO, PICARESCO, PERSONAGEM, ACRE
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