A geração de sentidos passa por muitos caminhos, um dos quais o olhar. Somos significados pelo olhar do outro, significamos através do nosso olhar. Olhar aqui não constitui um gesto, uma reação, um fenômeno físico. Olhar constitui uma rede de significação que passa pelo filtro da cultura, da ideologia, dos conceitos e preconceitos. E é através desse gesto complexo que significamos o mundo. Os relatos de viagens são exemplos de olhares. O modo com os lemos, outro exemplo. E como seria o olhar de alunos do Ensino Médio para esses relatos? Que propostas de abordagem interpretativa poderiam conceber ante tais narrativas? É o que pretendemos responder aqui, ao compartilhar um projeto PIBID-EM em andamento com alunos do CEFET-RJ. O projeto de pesquisa “Olhares estrangeiros: o Brasil ressignificado ao longo dos séculos”, idealizado pelas professoras Gileade Godoi e Polyana Pires (CEFET-RJ) tem como proposta observar a percepção estrangeira acerca do Brasil e de seu povo e entender em que medida tal percepção afetou e afeta a visão que a população brasileira tem de si mesmo e do outro, o estrangeiro. Além disso, um ponto primordial da proposta, desenvolvida no âmbito de uma instituição que trabalha do Ensino Médio à Pós-Graduação, é despertar nos adolescentes o prazer da leitura e, ao mesmo tempo, em que propiciar a formação de leitores críticos. Convidamos, portanto, 4 alunos para integrarem nosso projeto e desenvolverem uma pesquisa conosco. Apresentarei aqui a proposta dos meus dois orientandos, ambos cursando o 4º ano do Ensino Médio. O aluno Caio Cesar Souza da Conceição propôs analisar o olhar estrangeiro sobre o Brasil através das descrições e relatos das impressões que tiveram sobre a fauna e, principalmente, sobre a flora brasileira, sobretudo no que tange aos alimentos, concentrando a atenção no olhar para o brasileiro através da natureza e como essa percepção sobre o diferente, considerado excêntrico, constituiu o imaginário estrangeiro acerca do Brasil e do brasileiro. Já a aluna Fernanda Souza Oliveira Matos, inspirada nas aulas de Sociologia, decidiu fazer levantamento e análise da visão dos estrangeiros acerca da miscigenação ocorrida no Brasil entre 1810 e 1870, procurando entender como essa miscigenação era vista pelos europeus que aqui se estabeleceram e dela participaram e como era percebida pelos que estavam de passagem e que não pretendiam aqui estabelecer vínculos. Pretende também perceber como as teorias racialistas da época influenciaram esse momento da história do país, visto que tratavam justamente de questões de miscigenação. Observar os efeitos desses estudos e desse acontecimento histórico na visão que temos hoje acerca da mestiça população brasileira é também um ponto crucial da investigação proposta. Ao longo deste trabalho teremos a oportunidade de observar o alcance da criatividade e curiosidade investigativa desses adolescentes quando em contato com o universo da pesquisa acadêmica e com textos com os quais normalmente não trabalhariam em sala de aula.
Palavras-chave: RELATOS DE VIAGENS, IDEOLOGIA, SENTIDO