O interesse pela relação homem e animal não é algo novo e muito menos restritivo ao viés ativista, pois trata-se de uma vasta área do saber que inclui campos de investigações diversos, como a filosofia, arte, estudos culturais, políticos, sociais, entre outros. Na literatura e na arte, encontramos inúmeras produções que colocam os animais assumindo posturas humanas ou humanos se metamorfoseando em animais, como forma de crítica social. Pensando nessas questões, o presente trabalho propõe apresentar, pelo viés do comparatismo literário, a interrelação temática entre a obra Fazenda Modelo (1975), de Chico Buarque e duas canções brasileiras, Disparada (1966), de Geraldo Vandré e Admirável gado novo (1979), de Zé Ramalho, todas as produções deram-se durante o período militar e utilizam a comparação do ser humano ao gado. Desse modo, o trabalho visa mostrar, através da inter-relação entre literatura e música, como esses espaços semióticos constroem a crítica sócio-política de uma época, discutindo acontecimentos que marcaram a sociedade brasileira por meio de metáforas.
Palavras-chave: Antropomorfização; Zoomorfização; Literatura; Música; arte