Anais
RESUMO DE ARTIGO - XV ENCONTRO ABRALIC
A TELENOVELA MEXICANA SOB O OLHAR DOS ESTUDOS LITERÁRIOS
THAIS MARIA HOLANDA JERKE SEVILLA PALOMARES, LIVIA REIS
As telenovelas mexicanas têm grande popularidade, em seu país de origem e em muitos lugares do mundo para onde são exportadas. Seus vínculos com a cultura popular ainda parecem pouco trabalhados, ao menos do ponto de vista literário. Porém, a presença das telenovelas no cotidiano da população e especialmente em seu imaginário também pode ser explorada pelo nosso campo de estudos, que já incorporou de maneira interessante artes audiovisuais, como o cinema, e outras formas de representação performativas. Podemos traçar correspondências entre literatura, teatro e telenovela, que teriam como chave o melodrama. O melodrama perpassa diversos gêneros, discursivos e artísticos, desde os primórdios da indústria cultural, como o teatro popular, o folhetim, o cinema latino-americano, a radionovela e a telenovela. Segundo Botton (2012), “o termo melodrama seria a junção de mélos (em grego, música) e drâma (ação, através do francês drame).” (p. 2). Thomasseau (2005) aponta que a palavra nasceu na Itália no século XVII, relacionada à opereta e ópera popular. De acordo com Brooks (1978), foi usada pela primeira vez por Rousseau, quando descrevia uma peça com uma nova expressão emocional, misturando diálogos, pantomima e acompanhamento orquestral. Barbero (1991) menciona que o nome surgiu na França e na Inglaterra em 1790 para denominar um espetáculo popular semelhante ao teatro, influenciado pelos espetáculos de feira e temas dos relatos da literatura oral. O senso comum pode considerá-lo exagerado, sentimentalista ou inverossímil. O que não se pode negar é seu imenso consumo e sua permanência ao longo de vários séculos, apesar das críticas que costuma receber. A telenovela mantém muitos dos temas utilizados pelo melodrama desde sua origem: reconhecimento, amor, injustiças, traições, vingança, temas comuns nas relações e no imaginário do homem. Encontramos os personagens típicos do melodrama nas telenovelas, além de características como maniqueísmo e final feliz moralizante. A telenovela é, certamente, uma das representações atuais mais destacadas e populares do melodrama. A narrativa da telenovela, relacionada ao folhetim, concentra elementos temporais, diacrônicos, centrados nos episódios e no suspense, que garante a continuidade da obra. Já o drama, relacionado ao teatro popular, está presente no instantâneo, nas cenas, nos diálogo, aspectos dramáticos que a envolvem. Então, a telenovela está discursivamente ancorada em dois antecedentes culturais importantes na tradição mexicana: o folhetim e o teatro popular. Pensar essas relações e abordar a telenovela mexicana sob um ponto de vista que pode ser considerado incomum, mais afastado dos estudos de Comunicação e mais próximo à Literatura, aponta possíveis diálogos entre a indústria cultural e a literatura culta. Consideramos que os consumidores da cultura de massas são também sujeitos ativos e que a grande popularidade dos produtos da cultura de massas está relacionada à construção do imaginário popular e à experimentação de sensações catárticas. Além disso, quando um indivíduo assiste uma telenovela com sua família, resgata um ritual comunitário muito antigo: presenciar encenações e representações. Para apoiar nossa reflexão, nos baseamos em obras de autores como Barbero (1991), Bornay (1995), Campedelli (1987), Oroz (1992) e Sarlo (1995).
Palavras-chave: TELENOVELA MEXICANA, MELODRAMA, FOLHETIM, TEATRO POPULAR
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