Anais
RESUMO DE ARTIGO - XV ENCONTRO ABRALIC
TRÂNSITOS ENTRE NACIONAL E TRANSNACIONAL EM GRANDE SERTÃO VEREDAS E NOUTROS SERTÕES
MARLI DE OLIVEIRA FANTINI SCARPELLI
Este trabalho tem como ideia central um dos mais importantes fenômenos literários que, em homologia com outras literaturas latino-americanas, foram produzidos no Brasil no século XX: a “síntese inesperada” entre dois modos de produção praticamente irredutíveis entre si: de um lado, diretamente vinculado às vanguardas européias e seguindo uma direção universalista, um “modo” relacionado à pura formulação vanguardista, afinado com a ruptura radical com o passado e a projeção virtual do futuro; de outro lado, o regionalismo realista, conservador, nacionalista e resistente às inovações a traduzir um outro “modo”. A “síntese” ou melhor dizendo, o tensionamento entre tais modos antes apartados viria a resultar numa troca criativa a que o crítico uruguaio Ángel Rama designou “transregionalismo” ou “regionalismo transnacional” (apud Antonio Candido). Reconhecido como «um sistema literário comum», tal tendência pode ser reconhecida em dimensão continental, da qual o Brasil seria parte integrante e não mais corpo paralelo, como na concepção anterior”. Exemplo disso estaria na apropriação criativa às vanguardas européias e seu desdobramento nas técnicas renovadoras do regionalismo transnacional, cujo aproveitamento na obra de autores continentais — a exemplo de José María Arguedas, Juan Rulfo, Gabriel García Márquez, Jorge Luis Borges e João Guimarães Rosa — institui um paradigma comum a essas literaturas. Marcando diferença em relação aos modelos importados ou impostos pela metrópole, o regionalismo transnacional viria a inaugurar, no Brasil, em particular, e na América Latina, como um todo, um novo espaço discursivo. É sob esse prisma que Candido defende a adoção da perspectiva comparatista que poderia, a partir de então, “assumir o papel que lhe cabe num país caracterizado pelo cruzamento intenso de culturas, como é o Brasil”. É de se salientar, ademais, a premissa de que, dada a pluralidade de discursos críticos e de dispositivos teóricos desenvolvidos pelo comparatismo literário inter-americano, seria inconsequente desvincular doravante a abordagem de escritores brasileiros — principalmente a de Guimarães Rosa — das condições contextuais e simbólicas em que obras literárias latino-americanas foram produzidas sobretudo na primeira metade do século XX. Como acreditamos que a literatura de Guimarães Rosa constitui um importante vetor de trocas literárias e culturais no âmbito do nacional e do transnacional, propomos uma abordagem comparativa entre seu romance Grande sertão: veredas e o painel Guernica, de Picasso, tendo como ponto de inflexão as Memórias do cárcere, de Graciliano Ramos.
Palavras-chave: NACIONAL E TRANSNACIONAL, GUIMARÃES ROSA, PABLO PICASSO, GRACILIANO RAMOS
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