Anais
RESUMO DE ARTIGO - XVIII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
As canções-manifesto de Gal Costa
RAFAEL BARBOSA JULIÃO (UFRJ/ UNEB)
O manifesto é um gênero textual que tem por finalidade a manifestação pública de ideias acerca de questões políticas, filosóficas, estéticas e/ ou existenciais. Em geral, representa o pensamento de um grupo, voltando-se contra determinado status quo e afirmando novos caminhos. Além disso, frequentemente incorpora em sua própria linguagem as premissas estéticas que defende. O gênero tornou-se muito profícuo no contexto de emergência das vanguardas europeias, e atravessou também a literatura brasileira do século XX, com destaque para os manifestos de Oswald de Andrade, os textos de Mário de Andrade e os manifestos da poesia concreta. Em outro registro, também podemos encontrar na canção popular uma espécie de equivalente do gênero, que convencionamos chamar aqui de “canção-manifesto”. Os exemplos são muitos e passam, por exemplo, pelas canções metalinguísticas que defendem determinado gênero ou estilo, ou ainda, que apontam explicitamente para determinada posição política. A canção-manifesto ganhou especial relevância no contexto do tropicalismo musical, até por sua relação com a ideia de vanguarda. Nesse cenário, sublinhamos a atuação de Gal Costa, que contribui para o ideário tropicalista em várias dimensões: na escolha de repertório e na estética do canto, mas também nas performances e nas questões comportamentais. Nessa chave, podemos compreender suas interpretações de “Baby” e “Divino maravilhoso” (ainda em 1968), a canção “Meu nome é Gal” (1969) e o conjunto do disco Fatal - Gal a todo vapor (1971), além de sua participação no coletivo Doces bárbaros (1976). Cabe observar também suas interpretações de “Aquarela do Brasil”, “Canta Brasil” e de “Brasil” nos anos 1980, e ainda de “Vaca profana” na mesma década. Mesmo em seus trabalhos mais recentes, encontramos ecos desse gênero. O objetivo desta comunicação é, portanto, discutir a centralidade das canções-manifesto no conjunto da obra de Gal Costa, bem como a importância da artista para esse gênero.
Palavras-chave: Gal Costa; tropicalismo; canção-manifesto; vanguarda; desbunde
VOLTAR