Anais
RESUMO DE ARTIGO - XVIII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Arte e Cultura na escola: pelos saberes subalternizados
RITA DE CÁSSIA LEITÃO SANTOS (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB CAMPUS II)
Resumo: Na realidade da nossa educação, a cultura escolar dominante prioriza o homogêneo, o comum e segue reproduzindo discursos hegemônicos. É preciso reconhecer e valorizar as diferenças culturais no contexto escolar. No compromisso docente e como crítica cultural, procuro me situar em uma prática multicultural que deve favorecer ao sujeito estudante, entender sob qual forma o conhecimento tem sido escrito e que é possível ser reescrito de outra forma. Este trabalho faz parte de um primeiro momento que antecede a pesquisa de campo que pretendo desenvolver, a qual traz a proposta de investigar sobre Arte e Cultura na escola, com o objetivo de afirmar a escola também como espaço artístico e cultural. Sob esta ótica, este texto traz a importância de discutir acerca dos saberes subalternizados, debatendo sobre como a colonialidade invisibilizou e subalternizou outros saberes, locais e diversos, e assim, discutir possibilidades de trabalhar com a potência da Arte e da cultura no projeto pedagógico da escola. O debate em torno da necessidade de propostas pedagógicas em que a cultura seja elemento central das práticas escolares deve ser constante e impulsionador para a criação de políticas públicas educacionais em que arte e cultura não sejam dissociadas no contexto escolar. Como aporte teórico este texto traz diálogos com CANDAU (2011, 2012) dentre outros autores, sobre cultura e educação multicultural, além de leituras sobre decolonialidade para melhor aprofundar a discussão, com SANTOS (2009), GROSFOGUEL (2009), MIGNOLO (2003) e QUIJANO (2009).
Palavras-chave: Palavras-Chave: Saberes subalternizados; Cultura; Educação; Decolonialidade.
VOLTAR