Este trabalho parte de uma experiência etnográfica com crianças de uma Comunidade Quilombola no Espírito Santo. O corpus de análise são os repertórios culturais de infâncias repercutidos em suas cosmovisões africanas propiciadas pela literatura infantil afrodescendente. Neste estudo, destaca-se a criança como ser social competente (SARMENTO, 2006), por considerar o protagonismo de infantes em suas vocações, saberes e experiências produzidas em episódios interativos entre pares. O estudo em tela pautar-se-á por duas obras literárias: O rei preto de Ouro Preto (SYLVIA ORTHOF) e Cadê você, Jamela? (NIKI DALY). O trabalho perpassa por uma díade reflexiva - dialogar sobre o valor da literatura infantil afrodescendente inspirada em Estudos Culturais (BHABHA, 1998; GIROUX, 2003; HALL, 2003) no que diz respeito às representações, identidades e diferenças (SILVA, 2007), analisando as obras em suas possibilidades e limitações nas discussões das políticas afirmativas de valorização da etnicidade afrodescendente. E concomitante, acentuar as vozes leitoras das crianças, no corpo a corpo literário, compondo ou subvertendo enredos valorizando a construção de subjetividades das infâncias em consonância/dissonância ao lugar praticado (CERTEAU, 1994).