Mônica de Jesus dos Anjos Nunes, Msc. José Sena Filho
O presente trabalho é resultado de uma pesquisa sobre narrativas orais e saberes dos ribeirinhos no Município de Breves, Marajó, onde a forma de vida rural, os contos transcritos e reescritos foram aplicados em um projeto de leitura e escrita, tanto em uma escola urbana, quanto nas escolas das comunidades por onde os contos foram coletados, com alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental. O mesmo foi desenvolvido por causa da necessidade em atrair os alunos das séries iniciais para o mundo da leitura e escrita, visto que o rendimento na sala de aula nessa fase em alguns casos se encontra comprometidos. O projeto foi aplicado, com base na perspectiva enunciativa de Mikhail Bakhtin e de Letramentos conforme orienta Roxane Rojo, além de outros autores da área, levando em consideração os saberes ribeirinhos como prática de leitura e escrita integrada ao seu meio social, no intento de que cada criança também usasse sua vivencia diária e em família como ferramenta de ensino e aprendizagem para uma alfabetização de qualidade, tornando assim a realidade escolar uma significação diferenciada para o discente.