Maria das Graças da Costa, Profa. Dra. Márcia Tavares
O principal objetivo deste estudo é construir uma visão inicial das influências que o método discutido por Edgar Allan Poe em seu artigo intitulado A Filosofia da Composição, escrito em 1846, teria sobre a escrita e estruturação da narrativa do autor britânico Neil Gaiman. Por meio da leitura e análise da obra Coraline (2003) pretendemos aproximar o texto de um escritor em atual evidência às técnicas apresentadas por Poe, no intuito de compreender como o conceito de escrita consciente, trabalhada em A Filosofia da composição, é incorporado na narrativa. Focaremos então nas consequências dessa postura, pensando nas escolhas feitas pelo escritor ao tratar sobre a extensão do texto, o efeito a causar no leitor e o tom da história. Por fim, buscaremos identificar caminhos para o entendimento da construção do suspense na obra de ambos como ponte entre estilos temporalmente distantes, mas reforçando o fato de que técnicas eficientes são atemporais. Servirão de aporte teórico os textos de Todorov (1981), na intenção de discutir aspectos sobre o fantástico na literatura; os conceitos de Iser (1996), quanto ao efeito estético; os escritos de Eagleton (1995) como consideração de base sobre teoria da Literatura assim como artigos relacionados ao tema aqui proposto.
Palavras-chave: Coraline. Neil Gaiman. Filosofia da Composição. Edgar Allan Poe.