Anais
RESUMO DE ARTIGO - XVIII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Aproximações entre a Regência Inglesa do século XVIII e o jovem leitor do século XXI: a materialidade de uma coleção de recontos de Jane Austen
Débora Cristina Marini (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Tomando por base as considerações do professor Peter Hunt (2010), a literatura infantil é escrita e produzida para um público que ainda está desenvolvendo, entre diferentes capacidades, suas habilidades de leitura – desse modo, a indústria do livro, com seus autores, ilustradores e editores. deve levar em conta as circunstâncias desse leitor. Ainda, entre os diferentes tipos de obras literárias infantis, o reconto de clássicos da literatura é bastante utilizado. Neste nicho se encontra a coleção aqui analisada, Awesomely Austen (2019-2020), produzida e publicada pela editora Hachette UK. Trata-se de uma série de recontos dos seis romances da escritora inglesa Jane Austen, adaptados para leitores entre 8 e 12 anos. A partir do exame dos livros que formam esta coleção, busco identificar os objetivos e as estratégias da editora. A análise se concentra as escolhas linguísticas da reescrita dos romances – essenciais para a aproximação entre o leitor dessa nova faixa etária e os textos –, bem como nas características físicas dos livros, que são impressos em papel reciclado, com capa dura colorida e texturizada, ilustrações em aguada, parâmetros que, em certa medida, contribuem para a construção dos sentidos do texto (COELHO, 2000). Em vista disso, o objetivo deste trabalho é identificar o possível público-alvo da coleção Awesomely Austen a partir da análise da materialidade dos livros e das ilustrações que os compõem. Para tanto, as considerações de Vera Maria Tietzmann Silva (2012, 2020) e Leonardo Poglia Vidal (2019) são elencadas para o trato com as imagens e com os aspectos de produção do livro infantil. A partir do observado na coleção, identifico em que medida esse novo conjunto reflete as semelhanças e divergências entre os parâmetros dos séculos XVIII e XXI. A partir das escolhas empreendidas pela editora Hachette UK, analiso como esse novo público leitor é imaginado.
Palavras-chave: Literatura infantil; Awesomely Austen; Sociologia da leitura; Texto e imagem; Jane Austen
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