Carla Piovezan da Silva, Milena Cláudia Magalhães Santos Guidio
No romance Divórcio, do autor Ricardo Lísias, publicado em 2013, o narrador diz experimentar “um corpo em carne viva”. Essa imagem permite analisar como o corpo se coloca em cena nessa narrativa, tencionando os limites da presentificação. Através de um narrador em primeira pessoa chamado Ricardo, homônimo do autor, que relata um trauma em seu casamento, compreende-se uma linha tênue entre autobiografia e ficção, onde o corpo é exposto como uma performance (expressão de Judith Butler), trazendo consigo intensos indícios autobiográficos. Trata-se de um eu em foco que busca se (re)escrever por meio da linguagem, assim, a ideia do fazer literário, da metáfora do corpo e dos treinos de corrida são artifícios utilizados para reconstruir a lucidez do personagem que se vê asfixiado, como a capa do livro sugere, diante do fracasso amoroso. Para pensar essas questões, este trabalho analisa a performatização do corpo na literatura brasileira contemporânea, sobretudo, em Divórcio, tendo como aporte teórico os estudos de Diana Klinger em relação ao texto autoficcional como uma dramatização de si que propõe uma construção simultânea do autor e narrador, considerando que a autoficção é uma forma de performance.