Nota-se ao longo de Três Casas e um Rio, livro do autor paraense Dalcídio Jurandir (1909–1979) lançado em 1958, que em muitos momentos o autor parece se voltar para técnicas literárias que vão além do Realismo Social, técnica que se capta majoritariamente em seus textos. A presença de traços que se assemelham àqueles presentes na Literatura Fantástica é perceptível no percorrer da trajetória do protagonista Alfredo, principalmente no que se refere aos Contos de Fadas, histórias em que os ritos de passagens de protagonistas e as resoluções de seus problemas afetam inconscientemente o leitor e o norteiam a compreensões e apaziguamentos de suas questões. É no ponto máximo do romance que grande carga desse tipo de narrativa pode ser percebida: no sétimo capítulo, o caótico menino Alfredo parte em fuga ao Reino de Marinatambalo, lugar rico em plano simbólico onde o protagonista passa por uma importante peregrinação para a elaboração de seu caos interno, pontos que nos permitiram, assim, perceber o capítulo como um conto de fadas inserto na narrativa. O presente artigo trata-se de um recorte de uma pesquisa que investigou o quanto Dalcídio Jurandir ousou nas suas experimentações literárias em Três Casas e um Rio com técnicas de gêneros da Literatura Fantástica, baseando-nos, aqui, majoritariamente nas teorias de Bruno Bettelheim (A Psicanálise dos Contos de Fadas) e Marlí Tereza Furtado (Universo Derruído e Corrosão do Herói em Dalcídio Jurandir).
Palavras-chave: Dalcídio Jurandir. Três Casas e um Rio. Contos de fadas.