Andréia Nascimento Carmo, Valéria da Silva Medeiros
Este trabalho pretende divulgar as diretrizes da pesquisa que realizaremos no PPGL: Ensino de Língua e de Literatura da Universidade Federal do Tocantins - Campus de Araguaína. O interesse universalizante apresentado como elemento unificador de culturas de raiz popular pelo conto maravilhoso, tem despertado a atenção de estudiosos e de educadores pelo papel relevante que pode desempenhar no desenvolvimento do imaginário infantil. Nossa pesquisa parte da compreensão do potencial desta narrativa como motivador do interesse pela literatura na educação básica e da formação do leitor competente. A partir da investigação e análise dos documentos oficiais para o ensino médio e fundamental do Ministério da Educação e da Secretaria de Educação do Estado do Tocantins, buscaremos inicialmente identificar o espaço – se houver – ocupado pelo o ensino de literatura popular, geralmente direcionada para a literatura de cordel. Procuramos contribuir para uma proposta de formação do leitor no Tocantins – mais especificamente no Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezes em Araguaína, Tocantins. Para isso, é incontornável enfatizar a importância de uma abordagem interdisciplinar considerando a preocupação expressa por críticos como Elias Torres Feijó (Universidade de Santiago de Compostela) que propõe a reorientação dos estudos literários para além do seu objeto diante da perda de interesse gerada pelas novas produções artístico-culturais e as novas epistemologias que buscam afirmação no ensino fundamental. A investigação centra-se em turma de primeiro ano do ensino médio, tendo como um de seus objetivos específicos formar não apenas leitores mas mediadores da leitura na escola supracitada.
Palavras-chave: Formação do Leitor, Conto Maravilhoso, Formação Docente.