Alessandra Monteiro Chagas Campelo, Maria Jackeline da Silva Cavalcante, Juliana Maia de Queiroz
O presente trabalho aborda estratégias de leitura, principalmente de textos literários, para o Ensino Médio, por meio de reflexões acerca do ensino de literatura e o modo de aplicabilidade desses textos em sala de aula. Propomos uma oficina literária utilizando a obra Morte e vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, e suas adaptações. A oficina reúne três formas em que se apresenta a mesma obra: leitura, animação e o filme, buscando a interação entre o aluno-leitor e as variadas formas de texto. Engajadas pelas experiências obtidas pelo PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), o qual nos permite o contato direto com a realidade em sala de aula, por meio de oficinas aplicadas, observamos a carência de leituras e a falta de estímulo tanto por parte de alguns professores quanto por alunos, o que ocasionou o surgimento de indagações, tais como: o que está sendo trabalhado no Ensino Médio quando se fala em literatura? A literatura é trabalhada de forma efetiva e prazerosa?
Palavras-chave: Ensino de Literatura. Pibid. Textos literários.