Anais
RESUMO DE ARTIGO - XVIII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Amor ao mar: uma representação simbólico afetiva da liberdade feminina pelo viés do materialismo lacaniano em “tudo que já nadei”, de Letícia Pinheiro de Novaes ou, apenas, Letrux
Fernanda Garcia Cassiano (UEM)
A proposta de pesquisa objetiva demonstrar como a relação afetiva que ultrapassa os limites interpessoais contribui para a leitura do desejo como pulsão de liberdade na representação feminina da literatura de Letícia Pinheiro de Novaes, em “Tudo que já nadei” (2021). De nome artístico Letrux, a também compositora, cantora e artista é reconhecida por sua grande maleabilidade com as palavras, já tão rarefeitas no terreno das demonstrações afetivas. Compreende-se que o afeto, provido da identificação por qualquer ser, se constrói individualmente, mas corrobora a formação de um sujeito social que busca emancipação e deseja o pertencimento. Neste sentido, o objetivo geral da pesquisa é analisar a representação dos sujeitos femininos, na forma dos eu líricos presentes na seleção de contos e poemas da obra selecionada, com as contribuições das teorias sobre o afeto, discorridas por Safatle (2016), Noguera (2020) e Hooks (2021), por meio da esteira sociológica e psicanalítica de Žižek (2010; 2012; 2015), ao reler a hipótese de Lacan sobre a manifestação do amor elementar que, no caso em estudo, se dá pela - e para a - relação do eu lírico com o mar. Ao estender tais leituras aos estudos literários por meio da aplicação materialista lacaniana, Silva (2009) afirma que o Simbólico é um estágio no qual o indivíduo estrutura por códigos linguísticos socializadores, assim, a principal hipótese do estudo é a de que o afeto pode ser uma instância simbólica que se relaciona, diretamente, com as estruturas sociais que compõe uma ordem simbólica restritiva ou libertária, visto que é por meio dessa configuração que a mulher constrói a sua rede de sustentação emocional e ideológica, a fim de que se compreenda que esse amor é, também, manifestação da crença do próprio sujeito, bem como dos mecanismos de ideologia e formação de sua identidade histórica.
Palavras-chave: Materialismo lacaniano; autoria feminina; Letrux; teoria do afeto.
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