No contexto da cybercultura, ampliam-se os desafios dos estudos comparatistas, seja na natureza dos objetos de análise, seja nos métodos analíticos ou veículos de expressão utilizados. No que diz respeito à Literatura Comparada e à Teoria da Literatura, urgem pesquisas sobre o fenômeno da releitura de textos literários para gêneros de curta extensão, como tweets e memes, típico de redes sociais digitais, haja vista que esses espaços vêm ganhando cada vez maior importância entre usuários leigos para a expressão de seus processos de recepção artística. Nesse contexto, o presente artigo analisa alguns memes de Internet que releem uma única frase da peça Macbeth, de Shakespeare: “Out, damned spot”, a fim de problematizar, à luz de teorias do pós-estruturalismo francês, como esse gênero da cybercultura introduz imposturas e trapaças no jogo literário, especialmente no que tange aos fluxos e espelhamentos caros às dinâmicas intertextuais. Dado o pequeno corpus utilizado, levantam-se aqui alguns pontos que podem vir a nortear pesquisas semelhantes na área, a fim de que, com maiores estudos, se possa pensar o lugar que o gênero meme pode vir a ocupar nos estudos de Estética da Recepção.
Palavras-chave: Memes de Internet. Shakespeare. Releituras