Anais
RESUMO DE ARTIGO - XVIII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Abrindo caminhos e construindo portais: reflexões sobre a formação do leitor literário enquanto autor de produções artísticas multissemióticas
Joana Marques Ribeiro (Universidade de São Paulo)
A presente comunicação propõe reflexões sobre a formação do leitor literário em nossa contemporaneidade. Considerando as profundas transformações pelas quais tem passado a sociedade e novos paradigmas de compreensão da realidade que emergem atualmente, o estudo orienta-se a partir de conceitos fundamentais da filosofia contemporânea, que privilegiam a hermenêutica com papel central no processo de conhecimento humano. Assim, acercar-nos-emos de conceitos da hermenêutica filosófica tal como postulada por Hans-Georg Gadamer e desenvolvida pelo prisma da literatura por Paul Ricoeur, cujas reflexões abarcam a dimensão ontológica e existencial da literatura e da experiência da leitura literária. Entrelaçando a pesquisa acadêmica e a vivência cotidiana da leitura na escola, apresentaremos o trabalho realizado com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma instituição da rede particular de ensino da cidade de São Paulo. A partir da leitura das obras Frankenstein (1818), de Mary Shelley, e A metamorfose (1915), de Franz Kafka, os alunos produziram narrativas poéticas multissemióticas como experiências de leitura e possíveis diálogos entre as obras mencionadas, revelando paradoxos da vida contemporânea. Primeiramente, evidenciaremos os diálogos intertextuais, intersemióticos e interdiscursivos promovidos por estratégias de mediação, concebida como um jogo circunscrito no espaço/tempo da aula, concepção esta que, pautada em reflexões de Huizinga (2008), pode ser um fio condutor significativo para pensarmos a mediação da leitura como um portal de acesso a uma experiência singular e autêntica com a arte literária. Posteriormente, serão feitas análises das produções dos alunos, observando a arquitetura estética dessas narrativas, cujas elaborações mobilizam múltiplas linguagens e ressoam experiências leitoras vividas em sala de aula. Finalmente, notaremos como a estratégia lúdica de mediação pode promover o que Barthes (2004) denomina de uma leitura condutora do desejo, convertendo-se a leitura literária em acontecimento transformador da vida dos jovens leitores enquanto autores e seres de linguagem.
Palavras-chave: leitor literário; mediação; experimentações leitoras; hermenêutica de Paul Ricoeur; autoria
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