Neste trabalho, apresento recortes de eventos de letramento de uma sala de aula da primeira série do Ensino Médio/Ensino Básico. Analiso como os textos literários são estudados nas aulas de Língua Portuguesa e em que medida tal estudo contribui para que os/as estudantes desenvolvam seu potencial crítico e sua capacidade para agirem e interagirem em diferentes domínios e práticas sociais. Concebendo a linguagem como parte irredutível das práticas sociais, apoiome nos pressupostos teóricos e metodológicos da Análise de Discurso Crítica, conforme Fairclough (2003), e nos fundamentos que ancoram os N ovos Estudos do Letramento , segundo Barton e Hamilton (1998). Defendo que essas duas abordagens visam a práticas sociais concretas, fortalecedoras e transformadoras. Desse modo, podem contribuir para práticas de leitura que possibilitem aos/às estudantes uma visão crítica da realidade, fortalecendo suas identidades como indivíduos e como grupo. A literatura, nesse contexto, é compreendida como fenômeno cultural, histórico e social e seu letramento pode mobilizar nos/as alunos/as uma maior compreensão de si mesmos/as e do mundo. O resultado deste estudo indica que as professoras, sujeitos da investigação, rompem com uma prática pedagógica tradicional e adotam um letramento como prática social, o que instaura eventos comunicativos socialmente situados, contribuindo, assim, para a formação de leitores/as críticos/as, abertos/as a questionamentos e mudanças em relação a crenças e valores e, mais profundamente, a mudança de práticas sociais.
Palavras-chave: Letramento. Texto literário. Sala de aula.