Homenagem ao centenário de Clarice Lispector

Entrevista realizada a pedido da ABRALIC pela professora Eliane Campello com a professora Rita Terezinha Schmidt sobre a relevância da obra de Clarice Lispector no ano em que se comemora o centenário de nascimento da escritora. A entrevista contempla o relato da professora de seu encontro com a obra de Lispector com reflexões sobre a singularidade de seu trabalho com a linguagem, um mapeamento de marcos da recepção crítica no país e no exterior e uma abordagem sucinta do romance A paixão segundo GH em termos de um núcleo temático em que a outridade feminina, do ponto de vista de sua dimensão filosófico-política, entra em sintonia com questões do pensamento teórico contemporâneo.

 

Link para o vídeo: https://youtu.be/XFgSCnOvxbg

 

Eliane Terezinha do Amaral Campello é Doutora em Literatura Comparada pela UFRGS. É professora do PPG-Letras da FURG, na área de História da Literatura. Seu interesse de pesquisa se relaciona à autoria feminina, gênero e crítica literária feminista, na literatura brasileira, na de língua inglesa e na comparada. Publicou O Künstlerroman de autoria feminina: a poética da artista em Atwood, Tyler, Piñon e Valenzuela e, entre outros artigos, “Jogo duplo: Clarice entrevista-(se)”. Organizou Clarice Lispector: re/aproximações, obra que contém artigos, traduções, resenhas e depoimentos, publicado em 2020.

 

Rita Terezinha Schmidt é Doutora em Literatura pela Universidade de Pittsburgh (EUA) e professora titular aposentada, atuando como convidada no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS. É pesquisadora 1B do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq).  Coeditou seis coletâneas de ensaios de literatura comparada, organizou várias reedições de ficção e poesia de escritoras brasileiras do século XIX e publicou capítulo em livros, dentre os quais: Episodes from a history of undoing: the heritage of female subversiveness, organizado por Reghina Dascal (2012); The Cambridge History of Latin American Women’s Literature, organizado por Eleana Rodríguez e Monica Szurmuck (2015); Tropical gothic in literature and culture: the Americas, organizado por Justin Edwards e Sandra Vasconcelos (2016); e Brazilian Literature as World Literature, organizado por Eduardo Coutinho (2018). Além de artigos em periódicos, é autora de Descentramentos/Convergências: ensaios de crítica feminista (2017).

 

Veja mais notícias