HOMENAGEM A JOÃO CABRAL DE MELO NETO NO CENTENÁRIO DE SEU NASCIMENTO

 

Link para o vídeo: https://youtu.be/Lx33aa7kOzA

A palestra “Ressonâncias da canção popular em João Cabral”, de Roniere Menezes (CEFET-MG/CNPq), é uma homenagem da “ABRALIC 2020: Diálogos Transdisciplinares” ao Centenário de nascimento do poeta pernambucano. O texto aborda a presença de cantos populares espanhóis e brasileiros (pernambucanos) na obra de João Cabral de Melo Neto. Conhecido por seu afastamento de uma concepção de poesia melodiosa e mesmo pela preferência por diálogos entre a linguagem poética, arquitetônica e pictural, a música aparece constantemente nas criações do autor, por meio do ritmo, de uma métrica pouco comum no Brasil, das rimas toantes, das aliterações, etc. O autor escreveu poemas que tratam da música flamenca e de canções nordestinas. O ensaio de Roniere Menezes estabelece comparações entre os dois tipos de textos e analisa relações existentes entre eles e o projeto poético do autor. O trabalho interessa-se em refletir sobre a obra cabralina por meio da investigação sobre incidências da linguagem e da temática musical popular nas criações.

A ABRALIC também recomenda a palestra realizada por Roniere Menezes na Academia Mineira de Letras, dia 13 de agosto de 2020, intitulada “A poesia afiada e afetiva de João Cabral”. Nesta apresentação são abordados aspectos biográficos do poeta e é apresentado o conceito de “diplomacia menor” – desenvolvido pelo ensaísta – ligado à transdisciplinaridade, à relação com a outridade, ao afeto pela diferença. O trabalho também avalia a noção de resistência e a questão da memória na produção do autor.

 

 

Link para o vídeo:

Roniere Menezes é professor de Literatura Brasileira e Teoria da Literatura no CEFET-MG. É doutor em Literatura Comparada pela Faculdade de Letras da UFMG e realizou estágio pós doutoral no PACC (Programa Avançado de Cultura Contemporânea) da Faculdade de Letras da UFRJ. É autor de vários ensaios acadêmicos sobre literatura, diplomacia, música popular e cultura brasileira. Em 2011, lançou o livro O traço, a letra e a bossa: literatura e diplomacia em Cabral, Rosa e Vinicius, pela Editora UFMG.

 

Veja mais notícias