Vozes ameríndias da descolonização: escrita e praxis

Uma das mesas do Congresso Internacional ABRALIC 2018 se chama "Vozes ameríndias da descolonização: escrita e praxis", com Ailton Krenak, Graça Graúna e Rita Godet. A mediação será feita por Carlos Augusto de Mello.

A mesa tem como objetivo promover a reflexão em torno da articulação entre literatura, crítica social e ativismo político, tomando por base a produção literária de autores ameríndios e interrogando sua repercussão na organização política do movimento indígena no Brasil. A discussão privilegiará questões em torno da escrita ameríndia como espaço político de resistência e auto-reconstrução identitária; a contribuição da criação artística no processo de descolonização do imaginário ocidental sobre os povos e as culturas indígenas; a contextualização das vozes ameríndias emergentes; os conflitos e a busca de interlocução com a sociedade brasileira.

 

Sobre os convidados:

Ailton Krenak, além de liderança indígena, é escritor e ambientalista.

Graça Graúna, escritora de origem Potiguara, é crítica literária e professora universitária do Curso de Ciências Sociais da UPE, em Recife).

Rita Olivieri-Godet é professora titular de literatura brasileira da Université Rennes 2 – França, pesquisadora do Institut Universitaire de France.

 

Conheça toda a programação do evento em: http://abralic.org.br/downloads/2018/PROGRAMACAO_PROVISORIA_ABRALIC_2018.pdf

 

Veja mais notícias