Pretende-se neste presente trabalho analisar os diferentes personagens femininos construídos nas letras petadas da música popular brasileira. Tais construções são de suma importância para que possamos pensar e analisar as diferentes conotações que a mulher é representada na realidade social estando repletas de sentidos, significações e representações que transcendem a linguagem artística musical e tem se alicerçado no contexto sócio cultural da sociedade brasileira. Ora vistas como musas ora vistas como vilãs representam papéis sociais legítimos ou imorais, profanos ou sagrados, podendo estar presentes não só na veia criadora do letrista, mas em suas aspirações, ideologias e vivenciados em suas distintas dinâmicas sociais, estando atrelado aos costumes, hábitos valores pertencentes a cultura brasileira sendo, então, traduzidos na música popular brasileira uma maneira como uma maneira de dar visibilidade ao que está implícito na constituição da própria atribuição dos papéis sociais . Estes personagens femininos hoje se tornam imagens que traduzem a forma em a mulher foi sendo constituída e se constituiu nas relações sociais em diferentes contextos sócio políticos históricos em que a práxis social favoreceu a mudança do rumo da história e do próprio movimento social que tem-se a mulher como sujeito social que age no meio social e reflete diferentes maneiras de se perceber enquanto mulher entre o feminino e sua feminilidade.
Palavras-chave: mulher, linguagem artística, música popular brasileira