O estudo busca tecer algumas reflexões, a respeito da escritura moderna e do herói problemático na perspectiva de representação nos entrelaces observados na obra Órfãos do Eldorado (2008) de Milton Hatoum, determinantes para a construção da imagem de uma personagem como Arminto Cordovil que a sua maneira, busca incessantemente lidar com situações limites da experiência humana. Nesse artigo, priorizar-se-á um diálogo possível entre algumas vertentes teóricas dos estudos literários, tais como teorias da modernidade e do romance moderno. A escolha desta novela de Milton Hatoum deve-se ao enquadramento do herói em fragmentos construído na modernidade, visto que o subjetivismo do narrador-protagonista é singular, pois este promove uma constante tentativa de reconciliação com o mundo e consigo mesmo, bem como, as semelhanças no que se refere às características do romance moderno na obra. Para tanto, serão examinados os textos de Roger Chartier (1990), bem como, da percepção do romance moderno por Anatol Rosenfeld (1973), Georg Lúkacs (1962), Milan Kundera (2002).
Palavras-chave: Romance, Modernidade, Herói, Órfãos do Eldorado