A comunicação tem como objetivo a análise e problematização dos entrecruzamentos observados entre representações ficcionais, representações autobiográficas e construções de caráter teórico-crítico presentes nos vários registros discursivos da escritora Judith Grossmann (1931-2015), com ênfase no caráter híbrido e migrante de tais discursos (textos ficcionais, depoimentos e produção acadêmica). Desse modo, contempla-se um perfil de escritor múltiplo, inserido no contexto das instituições de ensino superior no Brasil (Universidade Federal da Bahia, 1966-1990), que produz suas narrativas nas rasuras entre os discursos literário, teórico-crítico e autobiográfico, em consonância com o conceito de “mal-dedocente” estabelecido por Silviano Santiago (2004). Nas imbricações entre vida e texto, destacase a escrita como forma de ação do sujeito no mundo, em sua potência transformadora e organizadora, tendo como referência o conceito foucaultiano de “escrita de si”. Propõem-se ainda estratégias de abordagem do corpus selecionado que visam inserir o sujeito crítico-leitor no espaço do jogo entre textos vividos, escritos e lidos.