Este trabalho pretende analisar o modo como a literatura francesa é representada e ensinada nos capítulos a ela referentes em livros de história literária produzidos para o ensino secundário, sobretudo para o Colégio Pedro II, entre 1873 e 1940. Para tanto, servimo-nos da historiografia política e educacional relacionada a cada época, bem como da legislação referente ao ensino de línguas e literaturas correspondentes. Assim, levamos em conta não somente as correntes teóricas e metodológicas defendidas ou adotadas pelos autores, mas também o lugar institucional por eles ocupados e as condições de produção, publicação e circulação de compêndios escolares no período recortado. Tal recorte justifica-se pelos anos de publicação do Resumo de História Literária (1873), do Cônego Fernandes Pinheiro, com o qual iniciamos nossa análise, por considerarmos ser esse o livro que inicia, por assim dizer, a historiografia brasileira da literatura francesa, e de Noções de História das Literaturas (1940), de Manuel Bandeira, último livro do gênero a ser publicado durante a vigência da reforma do ministro do Estado Novo Gustavo Capanema, que mantinha tal conteúdo no currículo da instrução secundaria. A sua supressão dar-se-á com uma reforma educacional de 1951, passando o ensino da literatura francesa a restringir-se aos cursos superiores de Letras.
Palavras-chave: Ensino de Literatura; Literatura Francesa; História da Educação.