Pretendemos, neste trabalho, destacar a importância da peça Antônio José ou o Poeta e a Inquisição (1838), de Gonçalves de Magalhães, tendo em vista não apenas o seu caráter inaugural no contexto do Romantismo no Brasil, mas também a intencionalidade pedagógica e o espírito nacionalista que animava o autor. Considerada pelo próprio Magalhães, como “a primeira tragédia escrita por um brasileiro e única de assunto nacional”, a obra em questão — para além de certos arroubos de melodramáticos — carrega em sua metateatralidade um claro propósito de revalorização do fenômeno teatral em nosso país, revelando a consciência do autor acerca da eficácia do teatro enquanto veículo de divulgação e de debate de ideias. Dentro do “projeto” nacionalista de Magalhães, é inserida ficcionalmente a figura de Antônio José da Silva (1705-1739), que nasceu no Brasil, mas viveu a maior parte de sua vida em Portugal, compondo peças cômicas de grande sucesso na década de 1730. Nesse sentido, caberá ainda examinarmos em que medida tratar da vida e da obra de um escritor mais português que brasileiro de fato constituiria um “assunto nacional”.
Palavras-chave: Gonçalves de Magalhães; Antônio José da Silva; Romantismo.